Curiosidades
Descoberta de buraco negro em sistema triplo promete revolucionar a astronomia

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) detectaram pela primeira vez um buraco negro em um sistema triplo – uma descoberta inédita que desafia as teorias tradicionais sobre a formação desses enigmáticos corpos celestes.
Publicado na revista Nature na quarta-feira (23), o estudo revela que o sistema contém um buraco negro central orbitado por duas estrelas. Uma das estrelas está próxima, com um período orbital de pouco mais de seis dias terrestres, enquanto a outra, muito distante, leva cerca de 70 mil anos para completar sua órbita.
Normalmente, acredita-se que buracos negros se formam após supernovas, explosões violentas que colapsam estrelas. No entanto, se isso tivesse ocorrido, a explosão deveria ter expelido a estrela distante, mas ela permaneceu no sistema. A hipótese dos pesquisadores é que este buraco negro pode ter se formado por um processo mais tranquilo, conhecido como colapso direto, sem a violenta ejeção de objetos em órbita.
Essa formação sem explosão permitiria que a estrela externa permanecesse gravitacionalmente presa ao sistema, mesmo estando a 3,5 mil unidades astronômicas (UA) de distância. Uma unidade astronômica é a distância da Terra ao Sol, tornando surpreendente a presença da estrela a 3,5 mil vezes essa distância do buraco negro.
Kevin Burdge, pesquisador do MIT e líder da equipe, afirmou que a descoberta desafia a visão tradicional sobre a formação dos buracos negros. Segundo ele, essa configuração tripla é “empolgante” e pode ser o primeiro de muitos sistemas triplos a serem descobertos.
-
Videos3 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 29/04/2025 – Mídias da Operação Tempestade I são entregues ao TRE-CE e seguem para Cartório Eleitoral de Iguatu
-
Videos2 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 30/04/2025 – Gravação de fevereiro de 2025 levanta suspeitas: uso político ou negociação particular?
-
Videos4 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 28/04/2025 – CAF – Ateplan e Itacon recebem 344 mil por consultoria em obras paralisadas
-
Videos4 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/04/2025
-
Noticias4 dias atrás
A sangria do gigante de água doce no sertão cearense
-
Noticias4 dias atrás
Acrobata do Circo Porto Rico sofreu uma queda durante uma apresentação em Russas
-
Noticias3 dias atrás
Sindicato dos Comerciários de Iguatu e Região confirma regras para o feriado do Dia do Trabalho (1º de Maio)
-
Noticias3 dias atrás
Suspeito de se passar por governador Elmano afirma que solicitação de dinheiro foi apenas uma brincadeira