Noticias
Telescópio brasileiro contribui para a descoberta de exoplaneta com órbita de 11 anos
Um novo exoplaneta foi identificado no sistema TOI-4562, que já era conhecido por abrigar o gigante gasoso TOI-4562 b. Com a confirmação de TOI-4562 c, um planeta com 5,77 vezes a massa de Júpiter e uma órbita de aproximadamente 11 anos, o sistema se torna um alvo importante para estudos sobre a formação e evolução planetária.
A descoberta foi realizada por uma equipe internacional de astrônomos, incluindo cientistas brasileiros, com observações feitas no Observatório do Pico dos Dias (OPD) em Minas Gerais. O estudo foi publicado na revista Astronomy & Astrophysics, destacando a colaboração global na pesquisa.
O sistema TOI-4562 é relativamente jovem, com menos de 700 milhões de anos, e é composto por uma estrela do tipo F7V e dois planetas gigantes. TOI-4562 b, o primeiro exoplaneta descoberto no sistema, possui uma órbita extremamente excêntrica com um período de 225 dias.
O recém-descoberto TOI-4562 c, também um gigante gasoso, tem uma órbita muito mais extensa, completando uma volta ao redor da estrela em 3990 dias, ou aproximadamente 11 anos. A interação gravitacional significativa entre os dois planetas indica que o sistema está em plena evolução dinâmica.
TOI-4562 c, com o maior período orbital descoberto até hoje pela técnica de TTV, destaca-se por ampliar significativamente nosso conhecimento sobre a formação de planetas gigantes e a dinâmica em sistemas jovens. O estudo contínuo de TOI-4562 promete revelar novos detalhes sobre a formação e evolução de planetas gigantes em sistemas estelares recém-nascidos, abrindo caminho para novas descobertas no campo da astrofísica.
-
Ceará2 semanas atrásDetran-CE confirma manutenção da baliza no exame prático da CNH no Ceará
-
Economia2 semanas atrásBNDES libera R$ 233 milhões para expansão do maior data center do Nordeste
-
Brasil2 semanas atrásProblemas de saúde afastaram 4,1 milhões de trabalhadores do mercado de trabalho em 2025
-
Ceará2 semanas atrásDéficit no sistema prisional do Ceará pode resultar na soltura de dois mil presos em até 30 dias
-
Ceará2 semanas atrásCeará registra chuvas em mais de 130 municípios pelo terceiro dia consecutivo
-
Brasil2 semanas atrásResultado do Sisu 2026 já está disponível para consulta
-
Noticias1 semana atrásRomeiros retornavam de Juazeiro do Norte quando ônibus capotou e deixou 15 mortos, em Alagoas
-
Ceará1 semana atrásGovernador anuncia concurso para professores da rede estadual do Ceará em 2026

