Conecte-se conosco

Ceará

DECON alerta consumidores para lei federal que regulariza benefício da meia-entrada

Publicado

on

Entrou em vigor nesta terça-feira (1º) lei federal que regulamenta a concessão de meia-entrada para estudantes em eventos culturais e esportivos. Com a nova lei, o estudante regularmente matriculados em cursos de graduação e pós-graduação, credenciados e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), terão o benefício da meia-entrada, desde que apresentem, no momento da aquisição do ingresso e na portaria do local de realização do evento, a Carteira de Identificação Estudantil (CIE). Além disso, a lei estabelece que 40% dos ingressos de espetáculos artísticos, culturais e esportivos devem ser reservados para estudantes, jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos e pessoas portadoras de deficiência.

Diante disso, o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON) esclarece os principais pontos sobre a lei:

Quem tem direito a meia-entrada?

– Todos os estudantes matriculados em estabelecimentos de ensino fundamental, médio e técnico no país e todos os estudantes matriculados em cursos de graduação e pós-graduação, credenciados e reconhecidos pelo MEC. Estudantes de cursos que não são reconhecidos pelo MEC e que não são abrangidos pela Lei de Diretrizes de Bases da Educação (LDB), como cursos de idiomas, não têm direito à meia-entrada;

– Pessoas com deficiência, inclusive seu acompanhante, quando necessário;

– Jovens de baixa renda, entre 15 a 29 anos, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal de até dois salários-mínimos;

– Pessoas maiores de 60, conforme estabelece o Estatuto do Idoso.

Quais os documentos que os beneficiários devem apresentar?

– Estudante: deve apresentar no momento da aquisição do ingresso e na portaria do local de realização do evento a CIE emitido pelas seguintes instituições: Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, entidades estaduais e municipais filiadas à ANPG, ANPG e a UNE, Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs) e Centros e Diretórios Acadêmicos de nível médio e superior;

-Jovens de Baixa Renda (entre 15 a 29 anos): deve apresentar na bilheteria do evento a Identidade Jovem emitida pela Secretaria Nacional da Juventude, acompanhada de documento de identificação com foto, que tenha sido expedido por um órgão público;

– Pessoas com deficiência: é preciso apresentar na bilheteria o cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da pessoa com deficiência ou o documento emitido pelo Instituto Nacional de Assistência Social (INSS). Deve ser apresentado, também, um documento de identificação com foto. O acompanhante terá direito à metade do ingresso mediante a declaração da necessidade de acompanhante pela pessoa com deficiência ou, na sua impossibilidade, por seu acompanhante no momento de aquisição do ingresso;

– Pessoas maiores de 60 anos: mediante a apresentação da Carteira de Identidade ou documento que comprove sua condição de idoso.

Quais lugares são obrigados a conceder meia-entrada na esfera nacional?

As salas de cinema, os cineclubes, os teatros, os espetáculos musicais e circenses, os eventos educativos, esportivos, de lazer e de entretenimento, em todo o território nacional, promovidos por quaisquer entidades e realizados em estabelecimentos públicos ou particulares.

Vendas de ingresso

A concessão do direito à meia-entrada é assegurada em 40% do total dos ingressos disponíveis para cada evento. O benefício não é cumulativo com quaisquer outras promoções e convênios e, também, não se aplica ao valor dos serviços adicionais eventualmente oferecidos em camarotes, áreas e cadeiras especiais. As produtoras dos eventos deverão disponibilizar o número total de ingressos, o número de ingressos disponíveis aos beneficiários da meia-entrada e o aviso de esgotamento dos ingressos da meia-entrada em pontos de venda de forma visível e clara.

Os estabelecimentos, as produtoras e as promotoras de eventos deverão elaborar relatório de venda de ingressos, após o encerramento das vendas, com indicação dos ingressos vendidos como meia-entrada, que deve se mantido pelo prazo de 30 dias contados a partir da realização de cada evento, em sítio eletrônico e em meio físico.

O consumidor deve comprovar no ato da entrada do evento que faz jus ao benefício, na impossibilidade de comprovação o consumidor perderá o ingresso e poderá complementar o pagamento em seu valor integral. Ao comercializar o ingresso, o fornecedor deverá informar ao consumidor, de forma clara e precisa, quais documentos serão reconhecidos para comprovação da meia-entrada.

A secretária-executiva do DECON, promotora de Justiça, Ann Celly Sampaio, acrescenta que o órgão já fiscaliza o cumprimento das leis estadual e municipal e que a maioria das reclamações feitas no DECON são de estudantes de outros estados que pretendem adquirir o benefício da meia-entrada no Ceará, e não conseguem. “A legislação local é clara ao estabelecer que o benefício da meia-entrada é para estudantes matriculados em estabelecimentos de ensino público ou particular do primeiro, segundo e terceiro grau. Com a nova lei, o estudante regularmente matriculado, mediante apresentação da Carteira de Identificação Estudantil, pode usufruir do benefício em todo território nacional.”

O DECON intensificará a fiscalização e, caso o consumidor tenha o direito à meia-entrada negado, pode procurar o órgão para registrar reclamação ou fazer denúncia através do telefone 3452-4505 ou do site www.decon.ce.gov.br.

Fonte: MPCE

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos38 minutos atrás

Balaio de Gatos – Edição 02/04/2025 – Ontem teve Audiência Pública! Serviu para que mesmo?

Videos47 minutos atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 02/04/2025

Noticias1 hora atrás

Espetáculo Gólgota, encenado pelo Grupo Populart, celebra 32 anos em 2025

Noticias17 horas atrás

Mês de março de 2025 apresentou chuvas dentro da média histórica no Ceará

Noticias17 horas atrás

Criminosos incendeiam caixão durante velório no Ceará, carbonizando o corpo

Noticias17 horas atrás

Estudante universitário tem perna amputada após ser atingido por motorista embriagado em Juazeiro do Norte

Ceará2 dias atrás

Ceará deu início, nesta segunda-feira, 31, à campanha de vacinação contra a influenza

Ceará2 dias atrás

Enel Ceará solicitou a antecipação da renovação de concessão por mais 30 anos

Noticias2 dias atrás

ChatGPT ganhou 1 milhão de novos usuários em apenas uma hora após viralizar com seu recurso de geração de imagens

CeLelebridades2 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Americando2 dias atrás

AMERICANDO: Caminhei em um jardim de ipês

Noticias2 dias atrás

Justiça Eleitoral declara inelegibilidade de candidato iguatuense acusado de negociar apoio com traficante

Economia2 dias atrás

MEIs precisam cumprir uma nova exigência para a emissão de nota fiscal

Ceará2 dias atrás

Ceará apresenta tendência a extremos de temperatura nas regiões do Cariri, Jaguaribana e litoral

Noticias2 dias atrás

Várzea Alegre: Dois homens atropelaram uma adolescente enquanto faziam manobras perigosas em moto

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 31/03/2025

Iguatu5 dias atrás

Ministério Público de Iguatu investiga contratação sem licitação de empresa de limpeza urbana e Ecolix solicita audiência urgente

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 28/03/2025

Noticias5 dias atrás

Ministério Público Eleitoral afirma que houve uso irregular de combustível da prefeitura de Iguatu

Economia5 dias atrás

Chagas Vieira diz que PIB do Ceará em 2024 cresceu quase o dobro do Brasil

Noticias5 dias atrás

Voo com 116 brasileiros deportados dos Estados Unidos aterrissou em Fortaleza

Ceará5 dias atrás

Programa Agente Jovem Ambiental oferece 9.591 vagas em todos os 184 municípios do estado

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 28/03/2025 – Como consegue trabalhar em 3 empregos (dois na Prefeitura) e ainda ser vereador?

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/03/2025

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 27/03/2025 – A novela da coleta de lixo: Será que tem “jabuti” na história?

Noticias7 dias atrás

DIREITO E CIDADANIA: A ÁGUA DE TODOS NÓS E A POLUIÇÃO NOS RESERVATÓRIOS PÚBLICOS

Esportes7 dias atrás

Qual a situação do Brasil nas eliminatórias da Copa?

Noticias7 dias atrás

Parlamentares reagiram à decisão do STF que tornou Bolsonaro réu no inquérito sobre o plano de golpe

Noticias7 dias atrás

Guarda municipal é preso por envolvimento em ataques contra empresas de internet

Iguatu7 dias atrás

MPCE apura denúncias de negligência na Unidade de Acolhimento Institucional de Iguatu

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.