Futebol

Veja o ranking de média de público dos 128 clubes das Séries A, B, C e D

Published

on

Palmeiras lidera a lista com maiores médias de todas as divisões do Campeonato Brasileiro. Fortaleza e Bahia aparecem no top 10, deixando para trás 12 times da elite.

O Palmeiras conquistou o nono título brasileiro e contou com a sua apaixonada torcida para também ser campeão na média de público de 2016, contabilizando as Séries A, B, C e D da competição nacional. Nos 19 jogos com o mando de campo no Brasileirão, o Alviverde teve média de 32.470 pagantes.

Se no ano passado o Corinthians terminou na liderança tanto no Campeonato Brasileiro quanto no ranking de maiores médias de público, agora o time do Parque São Jorge ficou na segunda posição na lista, com 28.764 torcedores por jogo, sendo superado pelo rival alviverde.
Apesar da péssima campanha do Internacional no Brasileirão, que culminou no primeiro rebaixamento de sua história, a torcida colorada não deixou de apoiar o time no Beira-Rio. Com média de 25.421 pagantes por jogo, o clube gaúcho aparece em terceiro na listagem à frente do Flamengo e do São Paulo, quarto e quinto colocados, respectivamente.

Mesmo disputando as Séries B e C, Bahia e Fortaleza se destacaram no ranqueamento graças à enorme paixão de seus torcedores e deixaram para trás 12 times da elite. O Leão está na nona posição na lista, com média de 17.385 espectadores. Nas quartas de final, o clube cearense empatou com o Juventude por 1 a 1, em casa, e foi eliminado na Série C. Aliás, esse jogo ajudou a elevar a média do Tricolor do Pici, visto que o Castelão recebeu o maior público pagante do ano no futebol brasileiro: 63.903.

O Tricolor baiano, por sua vez, ficou em 10º lugar, com média de 17.200 pagantes por partida. A equipe foi a quarta colocada da Segunda Divisão, com 63 pontos, e garantiu vaga na Série A em 2017. Confira todos os públicos e rendas dos principais campeonatos do Brasil
A decepção no ranking ficou por conta da torcida do São José, do Rio de Grande do Sul, que obteve a pior média contabilizando as quatro divisões: 18 pagantes. Mas tem uma explicação para tal feito. O time gaúcho disputou três jogos na primeira fase da Série D como mandante, porém em apenas uma partida teve ingressos vendidos. No empate por 0 a 0 com o Villa Nova-MG, somente 18 torcedores marcaram presença no Estádio do Vale, casa do Novo Hamburgo. Além deste, os outros dois jogos do São José no Passo D’Areia, sua sede, foram com portões fechados por determinação da CBF.

Fonte: Globo Esporte

EM ALTA

Sair da versão mobile