Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

Universidade pública do Ceará é proibida de cobrar taxas de alunos

[caption id="attachment_3473" align="alignleft" width="600"]Universidade Vale do Acaraú, com sede em Sobral (Foto: Divulgação)Universidade Vale do Acaraú, com sede em Sobral (Foto: Divulgação)[/caption]UVA também está proibida de firmar parcerias com instituições privadas. Decisão é da Justiça Fedral do Ceará. Decisão do juiz federal Jorge Luis Girão Barreto, divulgada nesta terça-feira (28), proíbe a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) de cobrar taxas, mensalidades ou qualquer custo de seus alunos matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação. A partir de agora, a UVA também não poderá mais firmar convênios com instituições privadas de ensino superior. A decisão judicial teve por base ação civil pública ajuizada em junho de 2009 pelo Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE), em parceria com o Ministério Público Estadual (MP-CE).

Publicado

on

Universidade Vale do Acaraú, com sede em Sobral (Foto: Divulgação)

Universidade Vale do Acaraú, com sede em Sobral (Foto: Divulgação)

Universidade Vale do Acaraú, com sede em Sobral (Foto: Divulgação)

UVA também está proibida de firmar parcerias com instituições privadas. Decisão é da Justiça Fedral do Ceará. Decisão do juiz federal Jorge Luis Girão Barreto, divulgada nesta terça-feira (28), proíbe a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) de cobrar taxas, mensalidades ou qualquer custo de seus alunos matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação. A partir de agora, a UVA também não poderá mais firmar convênios com instituições privadas de ensino superior. A decisão judicial teve por base ação civil pública ajuizada em junho de 2009 pelo Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE), em parceria com o Ministério Público Estadual (MP-CE).

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) informou, por meio de nota, “que não recebeu nenhuma comunicação oficial sobre a decisão. Em contato com a UVA, verificou que esta também não recebeu. A Secretaria só se pronunciará sobre o assunto quando for comunicada oficialmente da decisão judicial.”

Segundo a ação, a UVA obteve autorização indevida para que passasse a cobrar, ilegalmente, taxas de alunos dos cursos de graduação e extensão, mesmo sendo uma universidade pública, mantida pelo Governo do Estado do Ceará. A cobrança era feita por meio de esquema de parceria firmada de forma ilegal com instituições de ensino superior sem autorização da União. Além disso, a universidade também atuava ilegalmente ao prestar serviços educacionais fora do Ceará, por meio de convênios firmados de forma com instituições privadas de ensino de outros Estados.

De acordo com o procurador da República Alessander Sales, para burlar a proibição da cobrança de taxas aos alunos, a UVA alterou “indevidamente” a personalidade jurídica estabelecida na Constituição do Estado, passando a se identificar como “pessoa jurídica de direito privado”, e não como instituição pública. Quando fundada, a universidade foi constituída como entidade de direito público, e, segundo o procurador, não poderia ter sua natureza jurídica alterada.

“A instituição age de forma absolutamente irregular e contrária ao ordenamento jurídico pátrio ao se beneficiar de todos os privilégios legais concedidos aos dois tipos de personalidade: público e privado”, detalha trecho da ação civil pública, também assinada pela promotora de Justiça Elizabeth Maria Almeida de Oliveira. O artigo 222 da Constituição do Estado do Ceará diz que uma fundação com personalidade de direito público, criada e mantida pela administração estadual, não poderá cobrar taxas e custeios de seus alunos.

Além de cobrar as taxas indevidas dos alunos, a UVA firmou convênios com institutos privados que atuam sem autorização da União. “Assim, das duas, uma: ou os alunos são vinculados à UVA ou a estes institutos. Se forem vinculados à UVA, não poderia ser exigida cobrança, pela natureza pública da UVA. Caso os alunos sejam vinculados aos institutos, a UVA atuaria apenas como responsável pela expedição de diplomas, e, assim, o funcionamento do instituto é ilegal, já que não tem autorização da União”, apontam os autores da ação.

Na sentença proferida pela Justiça Federal, o juiz Jorge Luis Girão Barreto proíbe que Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (Fametro), Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú (IVA), Instituto do Desenvolvimento, Educação e Cultura do Ceará (IDECC), Instituto Dom José de Educação e Cultura (IDJ) de promover seleções para o ingresso em seus cursos de nível superior, em parceria com a UVA.

Fonte: G1

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu3 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias3 dias atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias3 dias atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias3 dias atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando4 dias atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu4 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias4 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias4 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias4 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas5 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias5 dias atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias5 dias atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias5 dias atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2025

Videos5 dias atrás

Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco

CeLelebridades6 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Economia6 dias atrás

Cultivo de algodão volta a ganhar força na economia regional

Noticias6 dias atrás

No Ceará, somente no primeiro trimestre de 2025, foram registradas 6.189 denúncias de violência contra mulheres

Mundo6 dias atrás

Em testamento, Papa Francisco pede túmulo simples, sem decoração especial

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 22/04/2025

Iguatu7 dias atrás

Sete cardeais brasileiros estão entre os possíveis eleitores do novo papa

Iguatu7 dias atrás

Como é o funeral de um Papa: rituais, tradição e despedida solene

Brasil7 dias atrás

LUTO NA IGREJA CATÓLICA: MORRE O PAPA FRANCISCO AOS 88 ANOS

Noticias2 semanas atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.