Brasil
Segundo o IBGE, a taxa de desemprego diminuiu em 7 estados durante o terceiro trimestre
A taxa de desemprego, também chamada de taxa de desocupação, caiu em sete estados no terceiro trimestre deste ano, em comparação com o trimestre anterior.
A taxa de desemprego, também chamada de taxa de desocupação, caiu em sete estados no terceiro trimestre deste ano, em comparação com o trimestre anterior. Nos outros 20 estados, a taxa permaneceu estável, conforme divulgado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A maior queda foi registrada na Bahia, onde a taxa diminuiu 1,4 ponto percentual, passando de 11,1% no segundo trimestre para 9,7% no terceiro trimestre. Outras reduções significativas ocorreram em Rondônia (-1,2 ponto percentual, de 3,3% para 2,1%), Rio de Janeiro (-1,1 ponto percentual, de 9,6% para 8,5%), Mato Grosso (-1 ponto percentual, de 3,3% para 2,3%), Pernambuco (-1 ponto percentual, de 11,5% para 10,5%), Rio Grande do Sul (-0,8 ponto percentual, de 5,9% para 5,1%) e Santa Catarina (-0,4 ponto percentual, de 3,2% para 2,8%).
Comparando com o terceiro trimestre do ano passado, a taxa de desemprego caiu em 13 estados, com destaque para Amapá (queda de 4,3 pontos percentuais, de 12,6% para 8,3%), Bahia (-3,6 pontos percentuais, de 13,3% para 9,7%) e Pernambuco (-2,7 pontos percentuais, de 13,2% para 10,5%).
A taxa de informalidade do mercado de trabalho, que representa o percentual de trabalhadores informais em relação ao total de ocupados, aumentou apenas em dois estados em comparação com o segundo trimestre deste ano: Bahia (2,3 pontos percentuais, atingindo 51,7%) e Mato Grosso (1,7 ponto percentual, alcançando 35,3%). Nas demais unidades da federação, a taxa permaneceu estável.
Em comparação com o terceiro trimestre do ano passado, houve alta na taxa de informalidade apenas em Roraima (3,6 pontos percentuais, atingindo 47,8%) e Rio Grande do Sul (1,4 ponto percentual, chegando a 32,9%). Nenhuma outra unidade da federação apresentou aumento.
-
Iguatu4 semanas atrásMP investiga projeto da Prefeitura de Iguatu e vê possível “promoção sem concurso” para motoristas da saúde
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu4 semanas atrásMinistério Público Investiga Uso de Garis da Prefeitura em Evento Privado em Iguatu
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça determina prazo para Município regularizar repasses dos consignados; SPUMI segue vigilante
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça impede exoneração em massa de ACS e ACE em Iguatu e reconhece validade dos vínculos de 2019
-
Iguatu4 semanas atrásCiro e o Preço da Aliança: O Ceará Vai Cobrar as Contradições?
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes3 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D

