Conecte-se conosco

Brasil

Um médico não abandona o paciente, diz Mandetta sobre sair do cargo

Publicado

on

o prever semanas “duríssimas” no Brasil em razão da pandemia do novo coronavírus, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, voltou a se contrapor aos questionamentos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) dizendo que é um médico que trabalha para o Brasil. “O compromisso do médico é com o paciente. E o paciente agora é o Brasil”, disse Mandetta durante coletiva de imprensa ontem no Palácio do Planalto.

Mandetta falou sobre o assunto ao ser questionado sobre a postura de Bolsonaro de criticá-lo publicamente durante a crise. Ontem, o presidente disse que ele e o ministro da Saúde “não estão se bicando há algum tempo” e que lhe faltava “um pouco mais de humildade”.

A pergunta dirigida ao ministro abordava a possibilidade de saída dele da pasta. Mandetta respondeu que não tomará a decisão por vontade própria, a menos que Bolsonaro “use a caneta” para demiti-lo. “Um médico não abandona o paciente”, declarou.

A fala do ministro ocorreu em meio ao momento de maior tensão entre ele e o presidente. E no mesmo dia em que duas pesquisas apontaram um significativo crescimento de aprovação popular de Mandetta na condução das ações de combate à pandemia do novo coronavírus. Em paralelo, foi registrada queda na avaliação das atitudes de Jair Bolsonaro em meio à crise sanitária.

Pesquisa do Datafolha mostra que a aprovação dos brasileiros ao Ministério da Saúde, liderado por Mandetta, subiu 21 pontos percentuais (p.p), de 55% na pesquisa anterior, feita há duas semanas, para 76% na divulgada ontem, cujas entrevistas aconteceram por telefone entre 1º e 3 de abril. O levantamento ouviu 1.511 pessoas e tem margem de erro de três pontos porcentuais.

Também cresceu a reprovação à maneira como Jair Bolsonaro tem agido na crise. Na pesquisa anterior, 33% reprovavam o trabalho do presidente, parcela que agora é de 39% dos entrevistados, variação no limite da margem de erro. A aprovação de Bolsonaro variou de 35% para 33%, e a avaliação de que o presidente é “regular” foi de 26% para 25%, ambas dentro da margem de erro, indicando estabilidade. O mesmo levantamento aponta que mais da metade dos brasileiros (51%) julgam que Jair Bolsonaro mais tem atrapalhado do que ajudado durante a crise do coronavírus.

Outra pesquisa, também divulgada ontem, teve resultados semelhantes. Dados do levantamento XP com a População, realizada pela instituição financeira em parceria com o Ipespe, mostram que a atuação do presidente na condução da crise foi considerada “ruim ou péssima” por 44% dos entrevistados. Outros 29% enxergaram o desempenho do presidente durante a pandemia como “ótimo ou bom” e 21%, como “regular”.

Por sua vez, Mandetta teve sua atuação aprovada por 68%, segundo a pesquisa, que ouviu 1.000 pessoas, por telefone, entre os dias 30/ 3 e 1/4 – período de maior embate entre Bolsonaro e os governadores e Mandetta. O ministro vem se equilibrando entre defender critérios técnicos para definir ações do Ministério da Saúde para minorar os efeitos do vírus e não melindrar o presidente.

Na coletiva de ontem, Mandetta comparou a postura de Bolsonaro com a de um familiar do paciente que questiona a abordagem médica e busca uma segunda opinião para saber como agir. “Cabe ao paciente, representado pelo presidente, dizer se a conduta adotada é interessante”, afirmou o ministro.

Mesmo diante das críticas que Bolsonaro tem feito aos Estados, Mandetta recomendou que a população siga as orientações dos governadores sobre medidas de isolamento, inclusive para decidir se vão participar de manifestações, o que iria contra orientações de entidades da saúde. “Teremos 20 semanas duríssimas. Passamos pelas quatro ou cinco primeiras semanas. Teremos semanas duras em abril e duríssimas em maio”, disse.

Fonte: O Povo

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Esportes12 horas atrás

As informações do esporte profissional e amador no Momento Esportivo

Iguatu12 horas atrás

Servidores de Iguatu decidem continuar em greve

Americando13 horas atrás

AMERICANDO: A itinerante fábrica de ódio

Videos1 dia atrás

Balaio de Gatos – edição 17/01/25

Iguatu1 dia atrás

CCI oferta vagas nos cursos de Inglês e Espanhol para novo público de Iguatu e região

Iguatu1 dia atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 17/01/2025

Iguatu2 dias atrás

Previsão de chuva para Iguatu e região

Iguatu2 dias atrás

Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 16 Janeiro 2025

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – edição 16/01/25

Noticias2 dias atrás

Ceará registra aumento de 162% no cadastro na plataforma “Não Me Perturbe”

Noticias2 dias atrás

SALÁRIOS ATRASADOS – Justiça exige providências imediatas do município de Baixio sobre atraso salarial dos servidores públicos

Iguatu2 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 16/01/2025

Empregos3 dias atrás

Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SINE/IDT Iguatu nessa quinta-feira, 16

Economia3 dias atrás

Governo decidiu revogar norma da Receita Federal que autorizava o monitoramento do Pix, após disseminação de Fake News

Iguatu3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 16/01/2025

Ceará3 dias atrás

Ceará tem dia de janeiro mais chuvoso no Estado desde 1994

Esportes3 dias atrás

Ceará foi eliminado da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2025

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – edição 15/01/25

Iguatu3 dias atrás

SPUMI repudia atraso de salários e acusa gestão municipal de descaso com servidores em Iguatu

Iguatu3 dias atrás

EXCLUSIVO – Família de Cláudio Lima Verde esclarece situação sobre precatório municipal

Artigo3 dias atrás

DIREITO E CIDADANIA: O PIX, A RECEITA FEDERAL E OS BOATOS INFUNDADOS

Iguatu3 dias atrás

Rotary Clube se reúne em caráter de urgência para discutir situação dos servidores

Iguatu4 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 15/01/2025

Videos4 dias atrás

Adolescente morre depois de levar choque elétrico enquanto tomava banho de chuva, em Iguatu

Iguatu4 dias atrás

Garis paralisam atividades em protesto por salários atrasados

Iguatu4 dias atrás

SINDGUARDA denuncia desconto de INSS sem pagamento de salários, em Iguatu

Iguatu4 dias atrás

IFCE campus Iguatu oferta 290 vagas para o Sisu

Iguatu4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 15/01/2025

AssuntosNet4 dias atrás

COLUNA: AssuntosNet

Brasil5 dias atrás

Sancionada lei que proíbe o uso de celulares e outros aparelhos eletrônicos portáteis em escolas de educação básica

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.