Brasil
Suspensão de editais para produtores negros é “ação racista”, diz Marta Suplicy
[caption id="attachment_3330" align="alignleft" width="500"]
(Foto:Divulgação)[/caption]A ministra da Cultura, Marta Suplicy, disse hoje (22) que a pasta está “indignada”, com a decisão da Justiça que determinou a suspensão dos editais para criadores negros.
(Foto:Divulgação)
A impugnação se deu a partir de uma ação popular apresentada pelo procurador aposentado do estado do Maranhão, Pedro Leonel Pinto de Carvalho, e foi sentenciada pelo Juiz Federal José Carlos do Vale Madeira.
Os quatro editais suspensos (Edital n. 03, de 19 de novembro de 2012, do Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual; Edital Prêmio FUNARTE de Arte Negra; Edital de Apoio à Coedição de Livros de Autores Negros; e Edital de Apoio à Pesquisadores Negros) foram realizados pelo Ministério da Cultura (MinC) em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir). O objetivo era promover a realização de produções culturais pela população negra. Segundo Marta, os editais surgiram em decorrência da observação, pela Lei Rouanet, da falta da temática negra entre os contemplados.
A ministra da Cultura disse, ainda, que o governo já está tomando as providências necessárias para reverter a decisão. “É uma ação racista. Nós estamos recorrendo e vamos ganhar”, enfatizou. Marta citou que também há editais indígenas e que será lançado, em breve, editais para mulheres. “Nós temos que ter ações afirmativas no país para compensar as dificuldades de certas comunidades que não conseguem ter recursos”, explicou.
Fonte: Portal EBC
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

