Regional

Subida da imagem do Senhor do Bonfim ao altar encerra festa em Icó

Published

on

Depois de 15 dias, foi encerrada, no início da noite desta segunda-feira, 6, em Icó, a festa religiosa dedicada ao Senhor do Bonfim (Jesus Cristo Crucificado). Houve descerramento da bandeira, celebração de missa e a subida da imagem ao altar principal do santuário diocesano, no Largo do Théberge, centro histórico da cidade.

Milhares de devotos participaram do ato religioso. “A festa é marcada por fé e devoção”, pontuou o pároco frei Juraci Barbosa. Há 27o anos, os católicos celebram novenário e missa em louvor a Jesus Cristo Crucificado, com o título de Senhor do Bonfim. No último dia 1º, houve procissão com a imagem por ruas do centro histórico, reunindo cerca de 20 mil seguidores.

O encerramento foi marcado por um clima de emoção, orações e cânticos. Os devotos aplaudiram a recolocação da imagem original no altar mor. “É uma das mais antigas e maiores festas religiosas do interior cearense em participação de devotos”, observou o memorialista Altino Afonso Medeiros. “A queima de fogos com intensidade é uma característica local, que atrai curiosos e devotos da região”.

Luzia Costa participou das novenas, da caminhada no último dia 1º e do encerramento dos festejos. “No ano passado, só perdi uma noite de novena porque estava doente, mas neste ano vim a todas as celebrações”, disse. Ao lado de duas filhas, ressaltou a religiosidade da família e a devoção a Jesus Cristo. “Toda a nossa família é devota do Senhor do Bonfim, que é o nosso pai protetor e misericordioso”.

O aposentado Luís Ferreira, é outro devoto que faz esforço para participar a cada ano da festa religiosa. “Desde jovem que venho para as novenas e missas”, recordou. “Enquanto puder, tiver saúde, quero participar”.

A família de Gláucia Oliveira veio morar na cidade de Icó há oito anos, oriunda da zona rural de Jaguaribe. “A gente sempre ouvia falar da festa do Senhor do Bonfim e quando passei a morar na cidade vi que é muito participativa, bonita”, disse.

A cidade de Icó tem um ciclo de festas religiosas que começam no fim de novembro, se estende por todo o mês de dezembro e vai até o dia de Reis, 6 de janeiro. São celebrações dedicadas a Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Nossa Senhora da Expectação (padroeira de Icó) e Senhor do Bonfim.

Fonte: Diário Centro Sul

EM ALTA

Sair da versão mobile