Regional

SPD monitora projetos contemplados pelo PFMC no Cariri e Centro-Sul do Ceará

Published

on

Programa de prevenção às drogas contemplou 38 iniciativas comunitárias em 18 municípios cearenses

Durante esta semana, técnicas da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) estarão nas região do Cariri e Centro-Sul do Ceará para a realização de mais uma etapa do trabalho de monitoramento de entidades localizadas no interior do Estado que tiveram projetos contemplados pelo programa de prevenção às drogas Fortalecendo Minha Comunidade (PFMC). A meta é avaliar a execução e desenvolvimento das atividades previstas em cada projeto selecionado.

Serão monitorados projetos nos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Jardim e Iguatu. O trabalho será desenvolvido por uma equipe da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (Copod) da SPD. Posteriormente, a ação será estendida para outras localidades beneficiadas com o PFMC.

Em sua primeira edição, o PFMC contemplou 38 projetos elaborados por ONG’s, associações de moradores e instituições não públicas com atuação comunitária e que desenvolvem atividades na perspectiva da promoção da cidadania e prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas. As instituições estão distribuídas em 18 municípios cearenses.

Os projetos beneficiados com o Fortalecendo Minha Comunidade estão divididos nos seguintes eixos temáticos: atividades de esporte e lazer na comunidade, atividades artísticas e culturais e atividades de desenvolvimento comunitário e geração de renda. O programa proporcionou apoio técnico e financeiro às iniciativas comunitárias, sem o repasse direto de recursos. As entidades contempladas receberam materiais, bens e serviços.

O PFMC tem como principal objetivo o fortalecimento dos fatores de proteção do território e da rede social de apoio na prevenção ao uso de drogas. O público beneficiado chega a 200 pessoas por projeto contemplado com o programa ao longo de quatro meses de execução.

De acordo com a secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra, o PFMC viabiliza a integração entre os serviços da Rede de Atenção à Saúde e os equipamentos comunitários, formando uma rede de suporte social solidária, inclusiva, corresponsável e protagonista da produção de cuidado e da atenção psicossocial aos usuários em cada um dos territórios favorecidos.

A titular da SPD lembra que o PFMC vem proporcionando o envolvimento de uma população de, pelo menos, 7.600 pessoas nos municípios contemplados em atividades de promoção da cidadania e prevenção ao uso de drogas.

Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)

EM ALTA

Sair da versão mobile