Saúde
Saboreie o chocolate “mais saudável” nesta Páscoa
[caption id="attachment_1832" align="alignleft" width="500"]O bom é comer, mas sem abusar (Foto: Divulgação)[/caption]Ainda de acordo com o Drº. Normando Scarabotto, cirurgião-dentista e membro da American Dental Association (ADA), o chocolate meio amargo é o mais indicado para comer.


O bom é comer, mas sem abusar (Foto: Divulgação)
Como a concentração de cacau é grande neste tipo de doce – e a adição de açúcar não é tanta como nos outros chocolates – ele não causa muitos danos aos dentes. O chocolate branco não possui cacau em sua fórmula e tem uma alta concentração de açúcar, sendo o menos indicado para o consumo.
“Outro tipo de chocolate pouco indicado são aqueles com caramelo ou qualquer outro tipo de recheio grudento. O recheio tem grande chance de grudar no dente e, durante a escovação, a escova pode não alcançar determinadas partes. Isso acaba aumentando a chance de cárie”, esclarece Scarabotto.
Quem usa aparelho deve prestar ainda mais atenção na hora de escolher o chocolate, dando prioridade aos tipos sem recheios moles – para que não acabem grudando na estrutura do aparelho. “Além disso, por causa da higienização, as pessoas que usam aparelho devem comer o mínimo de chocolate possível”, aconselha o especialista.
Normando ainda reforça que a escovação dos dentes deve ser feita o mais rápido possível depois da alimentação. Quanto mais tempo os resquícios do alimento permanecerem na boca, mais chances a pessoa tem de desenvolver a cárie. “Cada vez que os dentes são escovados, a placa bacteriana retorna ao seu formato normal, saindo da superfície dos dentes. Por isso a escovação deve ocorrer até duas horas após a ingestão do chocolate. Caso passe deste período, a placa já não é retirada com muita facilidade e pode acabar ficando presa no dente, propiciando o surgimento da cárie”, alerta o especialista.
Fonte: Portal Personare
-
Videos6 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura
-
Videos7 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 06/05/2025
-
Videos6 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025
-
Iguatu3 dias atrás
Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação
-
Noticias4 dias atrás
Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados
-
Noticias4 dias atrás
Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE
-
Mundo5 dias atrás
Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano
-
Noticias5 dias atrás
Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)