Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

Sesa detectou 129 amostras positivas para o metapneumovírus humano (HMPV), no Ceará

Publicado

on

Ao longo de 2024, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) detectou 129 amostras positivas para o metapneumovírus humano (HMPV) no Estado. Já conhecido no mundo, o vírus causa sintomas semelhantes à gripe e à Covid-19, e um recente aumento de casos no norte da China tem sido acompanhado por autoridades internacionais. No Ceará, não se observou, até o momento, mudança no padrão dos sintomas apresentados pelos pacientes.

Segundo informações da Sesa, mais da metade (51,9%) dos casos registrados no ano passado ocorreram em mulheres. A idade dos pacientes variou de 27 dias a 86 anos, mas a faixa etária predominante foi a de crianças menores de 5 anos.

“A circulação do vírus ocorre em todas as regiões de saúde do Estado. Até o momento, não se observa mudança no padrão de comprometimento clínico dos pacientes. A Vigilância Epidemiológica da Sesa segue monitorando o cenário”, informou a Pasta, em nota.

O comunicado também informa que a infecção pelo HMPV não é um agravo de notificação compulsória, mas é monitorada como outras doenças relacionadas à síndrome gripal, como influenza, Covid-19 e outros vírus respiratórios.

Sobre o surto observado na China, ele diz que ainda é preciso entender o que causou o aumento dos casos. “Passa muito por rumor, por boato. Falta entender melhor se é um subtipo, uma variante, se é um vírus que sofre algum tipo de mutação. Falta entender de fato qual é a magnitude, se a mortalidade é muito alta mesmo”, afirmou.

Ele contextualiza que há outros patógenos que, no Ceará, despertam mais preocupação, como o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causa de bronquiolite em bebês. “Vai ser uma vacina bem interessante, que quem vai receber é a gestante”, diz ele, referindo-se à vacina Abrysvo, da Pfizer, cujo registro foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em abril de 2024.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA