Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Política

Senado rejeita medidas do STF e devolve mandato a Aécio

Publicado

on

Com placar de 44 votos a favor e 26 contrários, apoio do PMDB foi decisivo para votação favorável a tucano. O partido do presidente Michel Temer deu 18 votos para garantir o retorno de Aécio ao cargo no Senado Federal,

Por 44 votos a 26, o Senado revogou as medidas cautelares do Supremo Tribunal Federal (STF) contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG), em votação na noite de ontem. O tucano, que estava afastado do cargo e proibido de sair de casa à noite desde o último dia 26, pode retomar a cadeira na Casa imediatamente.

A margem de vitória de Aécio foi estreita, com três votos além dos 41 de que ele precisava, e contou com apoio decisivo do partido do presidente Michel Temer (PMDB): dos 22 senadores peemedebistas, 18 votaram “não” à manutenção das medidas do STF.

A hipótese é de que tenha havido acordo entre as siglas para salvar Aécio e Temer. Com a segunda maior bancada na Câmara dos Deputados, o PSDB será necessário para barrar segunda denúncia contra o presidente.

Na noite antes da votação, o presidente do Senado Eunício Oliveira (PMDB) recebeu visita de Temer na sua casa, em Brasília. Antes, o cearense havia se encontrado com o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG). Na sexta-feira, 13, outro encontro de Temer fora da agenda oficial foi com o líder do PMDB no Senado, Raimundo Lira (PB). Foi Lira quem, na noite de ontem, orientou o voto do PMDB para “não”.

Suposto acordo é negado pelas partes, que afirmaram que o voto não era a favor de Aécio, mas da “democracia”. Foi o caso de Romero Jucá, que voltou de uma licença médica para votar. “Sem o mandato inviolável não há democracia que se sustente. A democracia é o regime dos direitos. Respeito os poderes, mas entendo que nenhum poder é maior do que o outro”, disse na sessão.

A oposição contestou a versão. “Não votamos contra o senador, votamos em respeito à independência dos poderes”, argumentou Álvaro Dias (Pode-PR).

Votação

Sob dúvidas de como seria o procedimento da votação, Eunício abriu a sessão informando que o voto seria aberto e nominal e que seriam necessários 41 para revogar ou para manter decisão do STF, dificultando movimento da oposição contra Aécio.

Frente a acusações da oposição de que a “salvação” de Aécio era fruto de “corporativismo”, Eunício defendeu que foi “uma decisão às claras”. “Como cabia ao Senado, os senadores entenderam por bem fazer essa decisão, e essa decisão será respeitada”, declarou.

Após votação, Aécio enviou nota à imprensa sobre o caso. “A decisão restabeleceu princípios essenciais de um Estado democrático, garantindo tanto a plenitude da representação popular, como o devido processo legal, assegurando ao senador a oportunidade de apresentar sua defesa e comprovar cabalmente na Justiça sua inocência em relação às falsas acusações das quais foi alvo”, diz o texto.

NÚMEROS

44

votos contrários às medidas cautelares decididas pelo STF contra Aécio Neves

26

votos favoráveis à manutenção das medidas cautelares contra Aécio Neves

9

ausências de senadores na votação

Saiba mais

O senador Tasso Jereissati, presidente interino do PSDB, que orientou o voto do partido contrário à decisão do STF. O argumento dele, como o de quem votou favorável ao de Aécio, era o de que ele ainda não foi julgado pelo Supremo e não pode ser condenado. “É difícil para mim como senador e para todos os nossos companheiros entender que se condene qualquer pessoa que seja (…), que sequer teve o direito de defesa”, disse.

Em 2015, quando o Senado aprovou a manutenção do então senador petista Delcídio do Amaral (MG), o presidente da Casa na época, Renan Calheiros, determinou que o número de 41 votos era preciso apenas para manter a decisão do STF, e não para quem votasse contra. Na votação de ontem, Eunício disse que maioria simples seria necessária para quaisquer resultado. Para isso, seria realizada mais de uma votação, se necessário, para atingir número.

Fonte: O Povo

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Entretenimento10 horas atrás

Gérard Depardieu é condenado a prisão por agressões sexuais durante filmagens

Noticias10 horas atrás

PF realiza operação no Ceará contra suspeitos de fraudar contas digitais do Gov.br

Noticias1 dia atrás

Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’

Noticias1 dia atrás

MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Mundo1 dia atrás

Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro

Mundo1 dia atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes1 dia atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu1 dia atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando1 dia atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias1 dia atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu3 dias atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias5 dias atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias5 dias atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo5 dias atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo5 dias atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas5 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias5 dias atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo5 dias atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará5 dias atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

CeLelebridades1 semana atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 06/05/2025

Ceará1 semana atrás

Ceará pode se tornar o primeiro estado brasileiro a cultivar pistache

Noticias1 semana atrás

Adolescente de 13 anos está desaparecido há sete dias após se afogar na Barra do Ceará

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 05/05/2025 – Justiça anula contratos da saúde em Iguatu e obriga realização de concurso público

Ceará1 semana atrás

Empresa canadense adquire projetos para explorar metais preciosos no interior do Ceará

Entretenimento1 semana atrás

Depois de um show histórico que reuniu cerca de 2,1 milhões de pessoas, Lady Gaga agradece fãs brasileiros

Ceará1 semana atrás

Periquito cara-suja, espécie nativa do Ceará e ameaçada de extinção, voltou a se reproduzir após mais de um século

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 05/05/2025

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.