Noticias

Segundo estudo, calor está relacionado ao aumento de casos de AVC no mundo

Published

on

Os casos de acidente vascular cerebral (AVC) e as mortes decorrentes aumentaram 44% e 70%, respectivamente, no mundo, conforme um novo estudo publicado na revista científica The Lancet Neurology nesta quarta-feira (18). A carga global de AVC associada às altas temperaturas é uma das que mais cresceu nas últimas três décadas, com um aumento de 72%.

Em 2021, 84% da carga da condição foi atribuída a 23 fatores de risco modificáveis, incluindo poluição do ar, excesso de peso corporal, hipertensão, tabagismo e sedentarismo. O estudo será apresentado em outubro no Congresso Mundial de AVC, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Pela primeira vez, uma análise sugere que a poluição do ar por partículas é um dos principais fatores de risco para AVC hemorrágico, contribuindo para 14% das mortes e incapacidades causadas por esse subtipo de AVC, um nível semelhante ao risco associado ao tabagismo.

A análise também revelou que a deterioração da saúde devido ao AVC aumentou 32% globalmente. Segundo os pesquisadores, esse aumento se deve ao crescimento populacional, ao envelhecimento da população mundial e à maior exposição aos fatores de risco ambientais e comportamentais.

Essas descobertas destacam a necessidade de medidas eficazes, acessíveis e econômicas para a prevenção do AVC, com ênfase no controle da pressão arterial, no estilo de vida e nos fatores ambientais

EM ALTA

Sair da versão mobile