Conecte-se conosco

Ceará

Saúde mental: Fortaleza registra quatro internações infantis por dia

Publicado

on

Horas a fio imersos em jogos online, diante de videogames, absorvidos por redes sociais e, então, capturados por uma consequência quase certa: uma saúde mental bagunçada, atingida em cheio. E as causas vão muito, muito além. Em Fortaleza, uma média de quatro crianças ou adolescentes chegam com crises psíquicas, diariamente, aos 25 leitos psiquiátricos do hospital infantil da Sociedade de Assistência e Proteção à Infância (Sopai), no bairro Carlito Pamplona, na Regional I. A internação, porém, é recurso último, julgada como “retrocesso” por profissionais da saúde.

O Ministério da Saúde, por meio da Nota Técnica nº 11/2019 – que orienta mudanças na Política Nacional de Saúde Mental e nas Diretrizes da Política Nacional sobre Drogas adotadas -, dispõe sobre o tratamento que deve ser dado ao público dessa faixa etária. A Pasta ressalta que “não há qualquer impedimento legal para a internação de pacientes menores de idade em Enfermarias Psiquiátricas de Hospitais Gerais ou Psiquiátricos” e reconhece que “a melhor prática indica a necessidade de que ocorram em enfermarias especializadas em Infância e Adolescência” – mas afirma que “exceções à regra podem ocorrer, sempre em benefício dos pacientes”.

Na Capital, apenas o Sopai, conveniado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), fornece o serviço de forma gratuita, com apoio de neuropediatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e assistentes sociais. A porta de entrada, contudo, são os postos de saúde; os dois Centros de Atenção Psicossocial (Caps) infantis e o Hospital Mental de Messejana, que encaminha os pacientes infantis ao Sopai. Conforme a coordenadora das regionais de saúde de Fortaleza, Aline Gouveia, “tenta-se desconstruir concepções de que há um local específico para tratar, mas um paciente entrando em crise tem, sim, que ser encaminhado para os leitos psicossociais”, aponta.

Transtornos

Atualmente, dois Caps infantis, nas Regionais III e IV, e uma unidade de acolhimento, no Papicu, completam a rede de assistência a crianças e adolescentes na cidade. O abrigo, de acordo com Aline, disponibiliza apenas 10 vagas, das quais cinco estão ocupadas. “É para adolescentes que quebraram vínculos com a sociedade ou família e estão saindo do uso de álcool e outras drogas. Ele pode morar lá, por livre vontade, por até seis meses – tempo em que tentamos recuperar os laços”.

De acordo com o coordenador dos leitos de psiquiatria do Sopai, médico Alfredo Holanda, os transtornos que mais afetam meninos e meninas, levando à internação, são “a esquizofrenia, a drogadição e um fenômeno contemporâneo que é a epidemia do suicídio e da automutilação”, alerta.

Sobre este último, o médico alerta para a necessidade de enxergar o problema antes de chegar à necessidade de hospitalização. “Esse drama é uma das prioridades. A tentativa é abafada do ponto de vista moral, mas tem uma frequência muito grande, um incremento no número de casos. O debate da prevenção precisa ser construído”.

Alternativas

A hospitalização de crianças e adolescentes, porém, apesar de ser opção, pode funcionar “muito mais como fator de agravamento do sofrimento mental do que uma promoção de bem-estar”, como avalia a coordenadora do Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança (Nucepec) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Andrea Cordeiro. A psicóloga afirma que a nota técnica do Ministério da Saúde “desconsidera todas as recentes conquistas e avanços na área da saúde mental”.

“No caso de crianças e adolescentes, em especial, é preciso considerar que são sujeitos em desenvolvimento e têm como um de seus direitos fundamentais, assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a convivência familiar e comunitária, que seria certamente violada na condição de internação”, projeta, apontando, ainda, alternativas que considera adequadas ao tratamento e à prevenção de transtornos mentais na infância e na adolescência.

“A psicoterapia, especialmente que recorra a materiais lúdicos, poderia ser mais eficaz, cuidadosamente associada ou não a um tratamento farmacológico indicado por um psiquiatra com especialização no atendimento infantojuvenil. Além disso, aproximar-se do esporte e da arte garante a construção de novas formas de autoexpressão, o que tende a fortalecer defesas e a capacidade de resistência ao sofrimento”, avalia a psicóloga.

Fonte: Diário do Nordeste

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias20 horas atrás

Caixa libera saque calamidade para moradores de Acopiara e Mombaça

Iguatu20 horas atrás

AIJE Contra José Ilo por Compra de Votos em Iguatu Expõe Material de Campanha, Anotações Suspeitas e Leva à Perícia em Celulares

Iguatu20 horas atrás

Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu

Noticias21 horas atrás

Produção brasileira de grãos na safra 2024/25 deve atingir um recorde de 330,3 milhões de toneladas

Noticias21 horas atrás

Prazo de inscrição para concurso de delegado da Polícia Civil se encerra nesta sexta-feira (11)

Ceará2 dias atrás

Ceará tem a 2º maior proporção de alunos do ensino médio em tempo integral no Brasil

Mundo2 dias atrás

Nasce primeiro bebê de britânica após um transplante de útero recebido da própria irmã

Economia2 dias atrás

Certificado para exportação de ração animal está mais rápido no Brasil

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 09/04/2025 – Justiça Eleitoral realiza hoje audiências sobre compra de votos em Iguatu envolvendo Ilo Neto e Roberto Costa Filho

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/04/2025

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 08/04/2025 – Escândalo ambiental em Iguatu: ETE do SAAE arrecada milhões e joga esgoto cru no Jaguaribe

Iguatu3 dias atrás

TRE-CE escolhe nova presidência para o biênio 2025-2027

Noticias4 dias atrás

A obesidade infantil é um dos maiores desafios de saúde pública atualmente

Noticias4 dias atrás

Homem morre atropelado por carreta em Iguatu

Noticias4 dias atrás

Homem morre vítima de choque elétrico em Jucás

Noticias4 dias atrás

Idosa de 86 anos foi resgatada em área isolada de Acopiara/CE

Noticias4 dias atrás

Mais de 136 mil eleitores no Ceará correm o risco de ter o título de eleitor cancelado

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/04/2025 – Compra de votos torna inelegíveis Ednaldo Lavor, Bandeira Jr e Rafael Gadelha

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/04/2025

Iguatu6 dias atrás

Justiça Eleitoral de Iguatu declara inelegíveis Rafael Francelino, Antônio Bandeira Junior e Ednaldo de Lavor por abuso de poder em 2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 04/04/2025

Noticias1 semana atrás

Governo antecipa o pagamento do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do INSS

Mundo1 semana atrás

Donald Trump, apresentou o ‘gold card’, que oferece cidadania americana pelo valor de US$ 5 milhões

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 04/04/2025 – Debate entre Agenor Neto e Marcos Sobreira movimenta a ALECE

Noticias1 semana atrás

Governo amplia faixa de renda para o programa ‘Minha Casa, Minha Vida’

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 04/04/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 03/04/2025 – Folha de Pagamento de Iguatu Cresce 34,3% de Janeiro a Março

Noticias1 semana atrás

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera em todos os cenários testados para as eleições presidenciais de 2026

Noticias1 semana atrás

Programa “Sua Nota Tem Valor” trará novas premiações a partir de abril

Ceará1 semana atrás

Crédito consignado CLT já atingiu 18.734 contratos no Ceará

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.