Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

Ruas ficam desertas em Fortaleza após casos confirmados de coronavírus no Ceará

Publicado

on

Após horário de pico, algumas ruas ficam desertas em Fortaleza, nesta terça-feira, 17. O movimento atípico na Capital acontece após confirmação de nove casos de coronavírus no Ceará, segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), divulgado nesta segunda-feira, 16. São oito casos confirmados em Fortaleza e um em Aquiraz.

O POVO circulou por algumas ruas de Fortaleza para observar como estava o movimento. As escolas das avenidas Domingos Olímpio e Duque de Caxias, que costumam receber os alunos por volta das 7 horas, apresentavam pouco movimento. A situação era semelhante em escolas públicas, após o Governo do Estado suspender aulas da rede estadual por pelo menos 15 dias. Já na área comercial de Fortaleza, o movimento seguia intenso, com quantidade razoável de carros circulando o bairro Centro, às 8 horas.

No decorrer da manhã, o tráfego de pessoas continuou a se dispersar. Por volta das 9h30min, a rua Padre Valdevino, no bairro Joaquim Távora, estava com poucos carros circulando e sem pedestres. O mesmo foi observado na avenida Rui Barbosa e na avenida Padre Antônio Tomás com a avenida Senador Virgílio Távora. A avenida Desembargador Moreira também estava deserta.

O Covid-19 é causado pelo coronavírus Sars-Cov-2.

Por que se chama coronavírus?

O nome “corona” se deve à coroa de espinhos que o envolve. Esses espinhos estão envolvidos por uma camada de gordura – retirada das próprias células humanas. Ele entra nessa capa de gordura para invadir outras células. Sem esta fina capa de gordura, o coronavírus morre.

Como é a transmissão do coronavírus?

Os coronavírus são transmitidos por ar e por mucosas. O vírus sobrevive bastante tempo em gotículas de espirro e tosse. Para evitar contaminação por meio das gotículas, recomenda-se ficar a pelo menos um metro e meio de pessoas com tosse ou espirrando.

O vírus também está em gotículas aerossóis. Elas são tão minúsculas e finas que ficam suspensas no ar, e contaminam principalmente pessoas que estão em ambientes fechados com ar condicionado.

Fonte: O Povo

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA