Iguatu

Rotarianos participam de palestra sobre saneamento

Published

on

Na última reunião do Rotary Club de Iguatu, os associados da entidade de serviço acompanharam mais uma palestra voltada para o debate e resolução das problemáticas do município. O tema escolhido: ‘Saneamento, Meio ambiente e Sustentabilidade’, foi proferido pelo economista e técnico do comércio Danilo Carvalho. A ida ao club fez parte das comemorações ao Dia Mundial da Água. Além dos rotarianos, as damas rotárias participaram da ocasião ocorrida na sede.

A palestra tinha como objetivo orientar sobre o correto tratamento de água, assim como a instalação de redes de esgoto, coletas de lixo, entre outras ações de melhoria das condições sociais de higiene pública. “Os casos do cotidiano, como crise hídrica e coleta de água e esgoto, são problemas hoje de saúde pública que impactam a economia”, pontuou Danilo.

O palestrante fez um estudo da água do município que durou quase quatro anos e que ainda será publicado. “10% da população iguatuense ainda consome agua do rio Jaguaribe sem o tratamento adequado. Portanto o abastecimento só chega a 90 % dos moradores da cidade e a maneira que eles consomem essa agua pode ocasionar doenças seríssimas”, afirmou.

Outra estatística apontada por Danilo é sobre o volume tratado e desperdiçado. “O quantitativo de água produzido está num crescente muito maior do volume que é consumido pela população. Em 2013 e 2014 o desperdício chegou a 42%. Em países desenvolvidos o desperdício não chega à casa dos 20%”, afirmou.

Atualmente, tanto no Brasil quanto em várias partes do mundo – notadamente os países subdesenvolvidos –, a maior parte dos esgotos é despejada em rios, lagos e mares, não recebendo qualquer tipo de tratamento e propiciando a queda da qualidade de vida da população a curto e longo prazo, com a contaminação das águas e dos solos. “Apenas 15 % da água é retratada e outros 85 % se perdem em forma de poluição aos mananciais”, explicou.

Danilo Carvalho participa ainda de movimentos religiosos católicos como Pastoral da AIDS e Carcerária. Na cadeia pública de Iguatu está prevista a realização de produção por meio dos detentos materiais recicláveis de reaproveitamento. Por meio de parceria com a Secretária de Educação, 12 instituições educacionais receberam a palestra. “Isso prova que o Rotary Club de Iguatu tem a ânsia de se aprofundar nos problemas existentes em nosso meio. E palestra como essa nos municia de informações a fim de proporcionarmos o nosso futuro uma qualidade de vida melhor do que se promete desenhar”, avaliou o presidente do Rotary Club de Iguatu, Tales Teixeira.

EM ALTA

Sair da versão mobile