Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Iguatu

Rotarianos participam de palestra sobre saneamento

Publicado

on

Na última reunião do Rotary Club de Iguatu, os associados da entidade de serviço acompanharam mais uma palestra voltada para o debate e resolução das problemáticas do município. O tema escolhido: ‘Saneamento, Meio ambiente e Sustentabilidade’, foi proferido pelo economista e técnico do comércio Danilo Carvalho. A ida ao club fez parte das comemorações ao Dia Mundial da Água. Além dos rotarianos, as damas rotárias participaram da ocasião ocorrida na sede.

A palestra tinha como objetivo orientar sobre o correto tratamento de água, assim como a instalação de redes de esgoto, coletas de lixo, entre outras ações de melhoria das condições sociais de higiene pública. “Os casos do cotidiano, como crise hídrica e coleta de água e esgoto, são problemas hoje de saúde pública que impactam a economia”, pontuou Danilo.

O palestrante fez um estudo da água do município que durou quase quatro anos e que ainda será publicado. “10% da população iguatuense ainda consome agua do rio Jaguaribe sem o tratamento adequado. Portanto o abastecimento só chega a 90 % dos moradores da cidade e a maneira que eles consomem essa agua pode ocasionar doenças seríssimas”, afirmou.

Outra estatística apontada por Danilo é sobre o volume tratado e desperdiçado. “O quantitativo de água produzido está num crescente muito maior do volume que é consumido pela população. Em 2013 e 2014 o desperdício chegou a 42%. Em países desenvolvidos o desperdício não chega à casa dos 20%”, afirmou.

Atualmente, tanto no Brasil quanto em várias partes do mundo – notadamente os países subdesenvolvidos –, a maior parte dos esgotos é despejada em rios, lagos e mares, não recebendo qualquer tipo de tratamento e propiciando a queda da qualidade de vida da população a curto e longo prazo, com a contaminação das águas e dos solos. “Apenas 15 % da água é retratada e outros 85 % se perdem em forma de poluição aos mananciais”, explicou.

Danilo Carvalho participa ainda de movimentos religiosos católicos como Pastoral da AIDS e Carcerária. Na cadeia pública de Iguatu está prevista a realização de produção por meio dos detentos materiais recicláveis de reaproveitamento. Por meio de parceria com a Secretária de Educação, 12 instituições educacionais receberam a palestra. “Isso prova que o Rotary Club de Iguatu tem a ânsia de se aprofundar nos problemas existentes em nosso meio. E palestra como essa nos municia de informações a fim de proporcionarmos o nosso futuro uma qualidade de vida melhor do que se promete desenhar”, avaliou o presidente do Rotary Club de Iguatu, Tales Teixeira.

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias18 horas atrás

Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’

Noticias19 horas atrás

MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Mundo19 horas atrás

Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro

Mundo22 horas atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes22 horas atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu23 horas atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando23 horas atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias1 dia atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu3 dias atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias5 dias atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias5 dias atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo5 dias atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo5 dias atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas5 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias5 dias atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo5 dias atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará5 dias atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

CeLelebridades7 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 06/05/2025

Ceará1 semana atrás

Ceará pode se tornar o primeiro estado brasileiro a cultivar pistache

Noticias1 semana atrás

Adolescente de 13 anos está desaparecido há sete dias após se afogar na Barra do Ceará

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 05/05/2025 – Justiça anula contratos da saúde em Iguatu e obriga realização de concurso público

Ceará1 semana atrás

Empresa canadense adquire projetos para explorar metais preciosos no interior do Ceará

Entretenimento1 semana atrás

Depois de um show histórico que reuniu cerca de 2,1 milhões de pessoas, Lady Gaga agradece fãs brasileiros

Ceará1 semana atrás

Periquito cara-suja, espécie nativa do Ceará e ameaçada de extinção, voltou a se reproduzir após mais de um século

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 05/05/2025

Iguatu1 semana atrás

Presidenta do SPUMI denuncia nomeação irregular e desvio de função na Assistência Social de Iguatu

Iguatu2 semanas atrás

Justiça Determina Que Prefeitura de Iguatu Encerre Contratos Temporários e Comprove Situação Funcional

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.