Mundo

Retirada de água subterrânea em excesso provoca rachaduras no solo dos EUA

Published

on

O excesso de bombeamento de água subterrânea nos Estados Unidos está causando rachaduras gigantescas no solo de alguns estados do sudoeste do país. Essas fissuras são sinais de que a Terra está sofrendo com a retirada de água dos aquíferos naturais, que são fontes vitais de água doce.

As rachaduras podem ter vários quilômetros de extensão e afetar casas, estradas, canais e represas, além de colocar em risco a vida do gado e dos seres humanos. No Arizona, já foram mapeados mais de 270 quilômetros de fissuras pelo Arizona Geological Survey.

Uma investigação do jornal New York Times revelou que os aquíferos, que abastecem cerca de 90% dos sistemas de água nos Estados Unidos, estão sendo esgotados em um ritmo insustentável. Quase metade dos locais monitorados apresentou uma queda significativa nos níveis de água nos últimos 40 anos.

A situação se agrava com as mudanças climáticas, que reduzem o fluxo dos rios e aumentam a dependência dos agricultores da água subterrânea. O rio Colorado, por exemplo, já diminuiu quase 20% desde 2000 e pode diminuir ainda mais até 2050.

EM ALTA

Sair da versão mobile