Ceará
Resolução do TSE aumenta a bancada
[caption id="attachment_3524" align="alignleft" width="700"]


(Foto:Divulgação)
O quantitativo de deputados, por Estado, embora já fosse conhecido, foi publicado no início desta semana no Diário Oficial Eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
De conformidade com a resolução número 23.389, agora publicada, para a legislatura que vai começar em 2015, cinco Estados vão ampliar as suas bancadas federais e outros oito terão menor número de deputados federais. As alterações foram feitas com base no que estabelece a Constituição Federal, levando em consideração os dados apurados pelo IBGE no censo de 2010.
Para a Câmara dos Deputados a bancada do Pará é a que vai obter maior acréscimo, com quatro deputados a mais, passando de 17 para 21. Os outros Estados que também aumentam as suas bancadas são: Ceará e Minas Gerais com dois parlamentares cada e os Estados de Amazonas e Santa Catarina com apenas um. A bancada do Ceará sai de 22 para 24 e a de Minas Gerais passa de 53 para 55 deputados. Amazonas que tinha apenas oito deputados passa para nove e Santa Catarina passa de 16 para 17 deputados.
Os Estados que vão ter as suas bancadas reduzidas são: Paraíba e Piauí com dois deputados a menos cada um e, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Espírito Santo e Alagoas com menos um parlamentar cada um. Com a nova composição o Nordeste vai perder quatro vagas embora o Ceará ganhe duas vagas seis serão reduzidas de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Piauí.
Fonte: Diário do Nordeste