Noticias
Representações estudantis e sindicalistas protestam no Centro de Fortaleza nesta quinta-feira, 3
Alunos, professores e técnicos administrativos da Universidade Federal do Ceará (UFC) realizam paralisação desde essa quarta-feira, 2. Na manhã desta quinta-feira, 3, os grupos se reúnem desde as 8 horas na Reitoria da Universidade para o ato contra cortes na verba da educação pública.
Por volta das 9h30 min, os manifestantes fecharam o cruzamento da Avenida da Universidade com a avenida 13 de Maio. Enquanto o protesto caminha em direção ao Centro, o trânsito na 13 de Maio seguia congestionado desde a altura do 23º Batalhão de Caçadores.
Já perto da 11 horas, a manifestação se concentra na Praça da Bandeira e o tráfego na região está normalizado. Manifestantes caminharão até a Praça General Murilo Borges (Praça da Justiça), Na rua Pedro I.
Bruno Rocha, presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (Adufc – Sindicato), diz que a entidade move ações contra o pedido de reintegração de posse da Reitoria da UFC e a própria nomeação de Cândido Albuquerque como reitor. Além disso, a Adufc está em negociação com as bancadas do Estado “para recuperar aparte dos investimentos em ciência e tecnologia que foram cortados”. “São várias frentes de atuação, mas a gente precisa do povo na rua para legitimar todas essas ações.”
“É mais uma mobilização dentre tantas neste ano em defesa da educação publica e gratuita de qualidade e da autonomia universitária”, afirma Liz Filardi, estudante da Universidade de Fortaleza (Unifor) e membro da União Nacional dos Estudantes.
As representações estudantis seguem mobilizadas contra o Programa Future-se, visto como uma forma de privatização das universidades públicas, e contra os cortes de verbas promovido pelo Ministério da Educação.
O ato acontece no mesmo dia do aniversário de 66 anos da Petrobras. Assim, sindicalistas do setor também estão presentes. “A gente se alinha com o movimento pela Educação porque a Educação está sofrendo ataques severos nesse governo. E isso acaba afetando toda a sociedade, por isso é importante é a união”, explica Gerson Nobre, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Industria do Petróleo no Ceará (Sindipetro-CE). O fortalecimento da Petrobras e a soberania da estatal também são reivindicados.
Outras centrais sindicais e movimentos sociais também protestam nesta manhã. Para Paulo Policarpo, do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Ceará, “o momento é de luta em defesa dos trabalhadores e da educação”.
Fonte: O Povo
PODCAST DIÁLOGO MAIS – A violência contra o idoso
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense

