Mundo
Relatório da Oxfam aponta que grupo de 1% mais rico emite igual quantidade de CO2 que de 66% dos pobres
O relatório Igualdade Climática: Um Planeta para os 99%, da ONG Oxfam, revela a enorme disparidade nas emissões de CO2 entre os mais ricos e os mais pobres do mundo. Segundo o documento, o 1% mais rico da população mundial (77 milhões de pessoas) foi responsável por 16% das emissões globais de CO2 em 2019.
Esse percentual é igual ao emitido pelos 66% mais pobres do planeta (5 bilhões de pessoas), que sofrem mais com os impactos do aquecimento global. A Oxfam alerta que os mais ricos investem em indústrias e hábitos de consumo que poluem mais e aceleram as mudanças climáticas.
O relatório também mostra que as emissões de CO2 dos 10% mais ricos do mundo (770 milhões de pessoas) representaram 46% do total em 2019. Já as emissões dos 50% mais pobres (3,8 bilhões de pessoas) foram de apenas 7%.
A Oxfam defende que os mais ricos devem reduzir drasticamente suas emissões de CO2 e contribuir financeiramente para apoiar os mais pobres na transição para uma economia de baixo carbono. A ONG também cobra dos governos medidas para garantir a justiça climática e a redução das desigualdades.
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu5 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

