Noticias
Receita Federal desenvolve plataforma 150 vezes maior que o Pix para arrecadar novos impostos
A Receita Federal está desenvolvendo uma plataforma tecnológica inédita para viabilizar a cobrança dos novos impostos sobre o consumo no Brasil. Segundo o Fisco, o sistema será o pilar da reforma tributária e terá porte gigantesco: deverá processar cerca de 70 bilhões de notas fiscais por ano, um volume 150 vezes maior que o do Pix. A ferramenta será essencial para garantir a eficiência e a automação na arrecadação dos tributos que substituirão o modelo atual.
A proposta da nova plataforma é centralizar, em tempo real, os pagamentos de tributos sobre produtos e serviços, com cálculos automáticos, maior precisão e menor risco de erros ou fraudes. Na prática, o sistema funcionará como o “motor” operacional dos novos tributos previstos pela reforma, garantindo maior eficiência e controle na arrecadação.
Entre os principais objetivos estão a simplificação das obrigações fiscais para as empresas, o combate à sonegação e a possibilidade de devolver parte dos tributos para a população de baixa renda. A ferramenta será essencial para operacionalizar os impostos sobre valor agregado — a CBS e o IBS — que substituirão PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS. Ela também dará suporte ao imposto seletivo, conhecido como “imposto do pecado”, que incidirá sobre produtos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, como cigarro e álcool. O desenvolvimento da plataforma está diretamente ligado à reforma tributária do consumo, aprovada em 2024 e sancionada no início de 2025.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Economia2 semanas atrásApesar do tarifaço, Ceará lidera crescimento das exportações no Brasil em 2025
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense

