Brasil
Projeto visa eliminar taxas de cartório para certidão de casamento
Um projeto de lei em análise na Câmara dos Deputados propõe eliminar a cobrança de emolumentos – taxas cobradas pelos serviços prestados nos cartórios – para a emissão da certidão de casamento. A proposta altera a Lei dos Registros Públicos.
Atualmente, a Lei dos Registros Públicos já isenta de emolumentos a primeira via do registro civil de nascimento e do assento de óbito. A certidão de casamento é gratuita apenas para pessoas que declararem pobreza.
“Precisamos avançar e garantir que todos que desejam se casar possam obter a certidão de casamento gratuitamente”, afirmou o deputado Ossesio Silva (Republicanos-PE), autor da proposta, ao defender a mudança.
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, precisará ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

