Brasil
Projeto visa eliminar taxas de cartório para certidão de casamento

Um projeto de lei em análise na Câmara dos Deputados propõe eliminar a cobrança de emolumentos – taxas cobradas pelos serviços prestados nos cartórios – para a emissão da certidão de casamento. A proposta altera a Lei dos Registros Públicos.
Atualmente, a Lei dos Registros Públicos já isenta de emolumentos a primeira via do registro civil de nascimento e do assento de óbito. A certidão de casamento é gratuita apenas para pessoas que declararem pobreza.
“Precisamos avançar e garantir que todos que desejam se casar possam obter a certidão de casamento gratuitamente”, afirmou o deputado Ossesio Silva (Republicanos-PE), autor da proposta, ao defender a mudança.
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, precisará ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
-
Videos7 horas atrás
Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?
-
Videos6 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 09/04/2025 – Justiça Eleitoral realiza hoje audiências sobre compra de votos em Iguatu envolvendo Ilo Neto e Roberto Costa Filho
-
Videos6 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 08/04/2025 – Escândalo ambiental em Iguatu: ETE do SAAE arrecada milhões e joga esgoto cru no Jaguaribe
-
Videos15 horas atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025
-
Videos6 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/04/2025
-
Iguatu4 dias atrás
Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu
-
Iguatu4 dias atrás
AIJE Contra José Ilo por Compra de Votos em Iguatu Expõe Material de Campanha, Anotações Suspeitas e Leva à Perícia em Celulares
-
Noticias4 dias atrás
Caixa libera saque calamidade para moradores de Acopiara e Mombaça