Ceará
Projeto para instalar ‘botão do pânico’ em ônibus de Fortaleza é aprovado
A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou nesta quinta-feira (23) um projeto de lei para criar o “botão do panico” nos transportes coletivos do município. Caso seja sancionado, as empresas de transporte coletivo de Fortaleza deverão instalar um botão para que o motorista aciona em caso de algum risco de violência, como em tentativas de assalto.
As empresas também deverão instalar dispositivos GPS em todos os veículos da frota de transporte público, devendo a instalação ser preferencial nas linhas com maior índice de violência.
Segundo o vereador Célio Studart, autor do projeto de lei, o botão do pânico só deverá ser utilizado pelo motorista quando se constatar a ocorrência de algum crime, ato de violência ou irregularidade nos transportes coletivos. O controle deve ficar em local de fácil acionamento pelo motorista, porém não visível para terceiros.
“De acordo com dados do Sindiônibus, Fortaleza registra sete assaltos coletivos por dia, o que é um número bastante elevado e que exige políticas públicas efetivas a fim de combater a criminalidade”, ressaltou o vereador.
O botão do pânico já existe na cidade de Natal. Conforme o vereador, o botão chegou a reduzir a 33% o número de assaltos a coletivos no município.
Fonte: G1/CE
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

