Conecte-se conosco

Política

Planalto confirma dança das cadeiras na Esplanada dos Ministérios

A minirreforma ministerial deslanchou, ontem, com a confirmação pelo presidente Jair Bolsonaro de que o ministro Onyx Lorenzoni sairá da Casa Civil para o Ministério da Cidadania e que o general Walter Souza Braga Netto será o substituto de Onyx na Casa Civil. Já Osmar Terra, que chefia a Cidadania, retomará seu mandato na Câmara dos Deputados.

Publicado

on

A minirreforma ministerial deslanchou, ontem, com a confirmação pelo presidente Jair Bolsonaro de que o ministro Onyx Lorenzoni sairá da Casa Civil para o Ministério da Cidadania e que o general Walter Souza Braga Netto será o substituto de Onyx na Casa Civil. Já Osmar Terra, que chefia a Cidadania, retomará seu mandato na Câmara dos Deputados.

Bolsonaro agradeceu a Terra por sua “dedicação” e afirmou que seu trabalho terá “continuidade” na Câmara dos Deputados. O presidente informou ainda que a cerimônia de transmissão dos cargos ocorrerá às 15h da terça-feira da semana que vem, no Palácio do Planalto.

As trocas foram divulgadas nas redes sociais do presidente. Na semana passada, Bolsonaro tirou Gustavo Canuto do Desenvolvimento Regional e nomeou Rogério Marinho como ministro. Canuto assumiu a presidência da Dataprev.

Osmar Terra agradeceu ao presidente pela oportunidade de ter chefiado a Pasta. Terra cumpre mandato pelo MDB gaúcho. “Estarei onde for mais importante para o Governo e para o presidente Jair Bolsonaro”, tuitou.

Na Cidadania, Onyx terá a missão de comandar o Bolsa Família, programa de distribuição de renda do Governo. Terra enfrentava críticas por não conseguir levar adiante uma reformulação do programa, o que agora deve ser tocado pelo novo ministro.

Onyx chamou o presidente de “líder” e afirmou que, no Governo, “não importa o número da camiseta” de cada integrante. “O time Bolsonaro é humilde, é unido e é forte. O presidente me entrega hoje uma nova missão que eu vou cumprir com o mesmo zelo, a mesma dedicação e o mesmo empenho, para melhorar e transformar a vida dos brasileiros e das brasileiras”.

Coordenação

No lugar de Onyx, assumirá o general Walter Braga Netto, chefe do Estado Maior do Exército. Segundo Bolsonaro, a missão mais importante de Braga Netto na Casa Civil é coordenar, conversar com os ministros, buscar soluções.

“Falo muito em se antecipar a problemas. Em havendo qualquer coisa que possa não dar certo, que pode acontecer, que o ministro, às vezes, tem algum problema, e ele está lá pra ajudar e se antecipar a esses casos que possam não beneficiar a administração”.

Onyx teve suas funções esvaziadas desde 2019 após sofrer seguidos desgastes políticos. Nas últimas semanas, Bolsonaro já dava sinais de que queria uma pessoa operacional, com perfil militar, para conduzir a coordenação do Governo.

Núcleo militar

Nos bastidores, interlocutores do presidente atribuem o agravamento do desgaste de Onyx ao embate entre ele e o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos que, desde meados de 2019, assumiu a articulação com o Congresso.

Onyx nunca se conformou em ter perdido essa função para um militar. Tudo piorou no mês passado, quando o ministro estava de férias nos EUA e o então secretário executivo da Casa Civil, Vicente Santini, usou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para viajar à Suíça e à Índia. Santini foi demitido por Bolsonaro.

Além disso, por ordem do presidente, Onyx teve de entregar o comando do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) para o Ministério da Economia.

Bolsonaro já dava sinais de que queria um “perfil militar” para conduzir a coordenação do Governo. Braga Netto é visto como um dos generais mais disciplinados de sua geração e teve na intervenção militar na segurança do Rio o ponto alto de sua carreira até aqui.

Problemas não faltaram: mortes de civis em favelas e o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e seu motorista ocorreram quando Braga Netto era responsável pelas forças policiais fluminenses.

Pesquisa sobre 2022

Jair Bolsonaro ampliou a vantagem sobre os seus prováveis rivais no primeiro turno da eleição presidencial de 2022, apontou, ontem, nova pesquisa eleitoral Veja/FSB. Ele oscilou para cima, no limite da margem de erro de dois pontos porcentuais – de 33% para 37% -, enquanto outros presidenciáveis ficaram estagnados.

Ministério da Amazônia

Bolsonaro disse, ontem, que pode analisar a proposta de criar um ministério extraordinário para cuidar da Amazônia, apresentada a ele pelo deputado Átila Lins (PP-AM). “Vou levar para estudar, não posso resolver aqui, agora. Envolve despesa, o impacto negativo de mais um ministério”.

Fonte: Diário do Nordeste

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Esportes17 horas atrás

As informações do esporte profissional e amador no Momento Esportivo

Iguatu17 horas atrás

Servidores de Iguatu decidem continuar em greve

Americando18 horas atrás

AMERICANDO: A itinerante fábrica de ódio

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – edição 17/01/25

Iguatu2 dias atrás

CCI oferta vagas nos cursos de Inglês e Espanhol para novo público de Iguatu e região

Iguatu2 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 17/01/2025

Iguatu2 dias atrás

Previsão de chuva para Iguatu e região

Iguatu2 dias atrás

Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 16 Janeiro 2025

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – edição 16/01/25

Noticias3 dias atrás

Ceará registra aumento de 162% no cadastro na plataforma “Não Me Perturbe”

Noticias3 dias atrás

SALÁRIOS ATRASADOS – Justiça exige providências imediatas do município de Baixio sobre atraso salarial dos servidores públicos

Iguatu3 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 16/01/2025

Empregos3 dias atrás

Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SINE/IDT Iguatu nessa quinta-feira, 16

Economia3 dias atrás

Governo decidiu revogar norma da Receita Federal que autorizava o monitoramento do Pix, após disseminação de Fake News

Iguatu3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 16/01/2025

Ceará3 dias atrás

Ceará tem dia de janeiro mais chuvoso no Estado desde 1994

Esportes3 dias atrás

Ceará foi eliminado da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2025

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – edição 15/01/25

Iguatu3 dias atrás

SPUMI repudia atraso de salários e acusa gestão municipal de descaso com servidores em Iguatu

Iguatu4 dias atrás

EXCLUSIVO – Família de Cláudio Lima Verde esclarece situação sobre precatório municipal

Artigo4 dias atrás

DIREITO E CIDADANIA: O PIX, A RECEITA FEDERAL E OS BOATOS INFUNDADOS

Iguatu4 dias atrás

Rotary Clube se reúne em caráter de urgência para discutir situação dos servidores

Iguatu4 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 15/01/2025

Videos4 dias atrás

Adolescente morre depois de levar choque elétrico enquanto tomava banho de chuva, em Iguatu

Iguatu4 dias atrás

Garis paralisam atividades em protesto por salários atrasados

Iguatu4 dias atrás

SINDGUARDA denuncia desconto de INSS sem pagamento de salários, em Iguatu

Iguatu4 dias atrás

IFCE campus Iguatu oferta 290 vagas para o Sisu

Iguatu4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 15/01/2025

AssuntosNet4 dias atrás

COLUNA: AssuntosNet

Brasil5 dias atrás

Sancionada lei que proíbe o uso de celulares e outros aparelhos eletrônicos portáteis em escolas de educação básica

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.