Policial

PF desarticula grupo que comercializava madeira ilegalmente no Ceará e em outros 5 estados

Published

on

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (3) uma ação contra uma organização criminosa que realiza o comércio ilegal de madeira, com atuação no Ceará e em outros cinco estados. A ação, batizada Operação KHIZI, cumpre 29 mandados de busca e apreensão, 8 de prisão preventiva e 9 mandados de prisão temporária.

Os mandados são cumpridos em quatro estados: Piauí, Pará, Maranhão e Bahia.

A investigação foi iniciada em 2017, quando houve a suspeita de que empresários do setor madeireiro e servidores públicos da Secretaria de Fazenda (Sefaz) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) criaram uma rede para permitir o comércio e o transporte interestadual de madeira sem comprovação de origem.

O grupo também realizava o pagamento de propinas a agentes públicos. De acordo com a PF, Documentos de Origem Florestal e notas fiscais eram falsificados pela organização. Além do Ceará, o transporte e a comercialização ilícitos eram realizados na Bahia, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Pará.

São investigados os crimes de organização criminosa, falsidade ideológica, uso de documento falso, inserção de dados falsos em sistemas, corrupção ativa e passiva, prevaricação, facilitação ao descaminho, sonegação de tributos, informou a Polícia Federal.

Fonte: Diário do Nordeste

EM ALTA

Sair da versão mobile