Ceará
Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará usaram o óleo de copaíba verniz dentário

Está em desenvolvimento um tipo de verniz dentário que previne contra as cáries, criado por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) a partir do óleo de copaíba, uma planta medicinal brasileira. O produto tem baixo custo de produção e menos efeitos adversos que os similares no mercado. Recentemente, o verniz dentário teve sua carta-patente expedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), fornecendo o título de propriedade temporária do invento.
A cárie precoce na infância é uma condição patológica ainda muito presente, principalmente em crianças em situação de vulnerabilidade social. Esse produto poderia ser utilizado como estratégia complementar na saúde coletiva, segundo Edilson Martins, um dos autores do invento.
O verniz atua na mucosa oral (dentro da boca) e diminui os microrganismos que são responsáveis por formar a cárie (conhecida como biofilme). Com uma aplicação fina do produto nos dentes, a copaíba libera substâncias naturais para remover as possíveis doenças dentárias.
Ouça nosso Podcast!
-
Videos1 dia atrás
Balaio de Gatos – Edição 16/04/2025 – Mais de 44 mil litros de leite deixaram de ser distribuídos em Iguatu desde janeiro
-
Videos3 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?
-
Videos4 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025
-
Iguatu3 dias atrás
ARCE: Água fornecida à população pode estar contaminada e interdição parcial da ETE de Iguatu é recomendada
-
Iguatu2 dias atrás
Exclusivo: Diálogos revelam suposto acordo de R$ 50 Mil entre candidato e traficante em Iguatu
-
Iguatu3 dias atrás
Secretaria de Agricultura de Iguatu suspende programa do leite e deixa 25 instituições e centenas de famílias sem 44 mil litros de leite há 3 meses
-
Noticias3 dias atrás
Homem compra berço pela internet para o filho, mas recebe par de chinelos, no Ceará
-
Noticias3 dias atrás
Projeto permite que mulheres a partir de 18 anos possam adquirir, possuir e portar armas de fogo; entenda