Noticias
Pesquisadores da UFC apontam “declínio cognitivo” em pacientes que tiveram Covid-19

Vários estudos têm investigado os mecanismos pelos quais o coronavírus pode invadir o sistema nervoso e provocar inflamação, lesão e disfunção nas células nervosas. Alguns dos sintomas neurológicos podem persistir por meses após a infecção, gerando preocupação sobre os possíveis danos permanentes.
Um estudo de pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) apontou que mais de 6 a cada 10 pessoas tiveram algum nível de “declínio cognitivo” depois da doença. Enquanto 75% dos participantes da pesquisa da UFC não haviam sido hospitalizados pela Covid, um ambulatório do Hospital São José (HSJ) estudou pacientes internados nas duas primeiras ondas da pandemia no Ceará.
Diante desses achados, é importante que os pacientes com Covid-19 sejam acompanhados por profissionais de saúde especializados em neurologia e neuropsicologia, que possam avaliar as possíveis sequelas cognitivas da doença e oferecer tratamentos adequados.
Ouça o nosso Podcast
PODCAST DIÁLOGO MAIS – O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE RACISMO
-
Brasil2 dias atrás
Prestações do “Minha Casa, Minha Vida” serão zeradas para aqueles que recebem o Bolsa Família ou BPC
-
Brasil6 dias atrás
Consumo nos lares brasileiros cresce 2,58% no acumulado do ano
-
Brasil2 dias atrás
Deslizamento de terra destrói vila no Amazonas e deixa mortos e desaparecidos
-
Ceará2 dias atrás
Irmãos separados após seca severa em 1970 no CE se reencontram pela internet
-
Brasil6 dias atrás
PF desarticula quadrilha que importava e vendia anabolizantes pela internet
-
Policial2 dias atrás
Polícia apreende submetralhadora em Itapipoca