Policial
Pesquisa: negros confiam menos no Judiciário e na Polícia

Uma pesquisa realizada pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo, revela que os negros, pardos e indígenas brasileiros confiam menos no Judiciário e na Polícia do que os brancos e amarelos, segundo pesquisa sobre o índice de percepção no cumprimento das leis.

Uma pesquisa realizada pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo, revela que os negros, pardos e indígenas brasileiros confiam menos no Judiciário e na Polícia do que os brancos e amarelos, segundo pesquisa sobre o índice de percepção no cumprimento das leis.
A pesquisa mostra que 37% dos brancos confiam na Polícia e 27% confiam no Judiciário, enquanto que os apenas 30% dos negros confiam no Judiciário e somente 22% confiam na Polícia.
Os negros, no entanto, confiam mais no Governo Federal e Congresso Nacional do que os brancos. A pesquisa indica que 24% dos negros confiam no Governo e 20% confiam no Congresso. Já 18% dos brancos confiam no Governo e somente 14% confiam no Congresso.
‘’Essas respostas apontam claramente que negros e pardos confiam mais no Congresso e no Governo porque se vêm participando do processo, ao contrário do Judiciário e da Polícia em que, além de ausência de participação, também se sentem alvos’’, disse Luciana Gross Cunha, coordenadora da pesquisa da FGV.
De um modo geral, a confiança no Judiciário caiu de 30% para 25% no primeiro trimestre deste ano, comparado com o primeiro trimestre de 2014. Já a confiança no Governo Federal recuou 10 pontos percentuais, passando de 29% no primeiro trimestre de 2014 para 19% no primeiro trimestre de 2015. A confiança nos partidos políticos caiu de 7% para 5%.
Já as Forças Armadas são a instituição em que o brasileiro mais confia. No primeiro trimestre de 2014, 64% da população afirmou confiar nas Forças Armadas. Essa taxa subiu para 68% no primeiro trimestre deste ano. A Igreja Católica também melhorou um pouco sua avaliação. Neste primeiro trimestre ficou com com uma avaliação positiva de 57%, contra 54% no primeiro trimestre do ano passado. As emissoras de TV também melhoraram a avaliação. No primeiro trimestre deste ano ficou com 34%, contra os 31% de igual período do ano passado.
Para formar o índice, a FGV-SP ouviu 1.650 pessoas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Amazonas e Distrito Federal.
Fonte: Ceará Agora
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

