Conecte-se conosco

Noticias

Órgão sanitário dos EUA autoriza pílula da Pfizer contra a Covid-19

Publicado

on

Estudo mostra que o remédio reduz o risco de hospitalizações e morte de pessoas em risco em 88%.

Os Estados Unidos autorizaram, de maneira emergencial, nesta quarta-feira (22) o uso da pílula Paxlovid contra a Covid-19, desenvolvida pela Pfizer para pessoas do grupo de risco maiores de 12 anos. Aprovação chega em momento em que o número de casos da variante Ômicron no país não para de subir, ameaçando as festas de fim de ano.

O Paxlovid, que compreende dois tipos de comprimidos, recebeu autorização da Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) depois que um ensaio clínico mostrou que seu uso reduz o risco de hospitalizações e morte de pessoas em risco em 88%.

“A ação de hoje é uma prova do poder da ciência e o resultado da inovação e engenhosidade americana”, exaltou o presidente Joe Biden em um comunicado, prometendo invocar uma lei que ajudaria a Pfizer a aumentar rapidamente a produção do medicamento.

TRATAMENTOS
Os Estados Unidos já acordaram comprar 10 milhões de tratamentos no valor de 5,3 bilhões de dólares aproximadamente. Os primeiros 265.000 serão entregues em janeiro e o restante até o meio do ano que vem, informou o coordenador da Casa Branca para a pandemia, Jeff Zients, em comunicado.

“A autorização de hoje apresenta o primeiro tratamento contra a Covid-19 em forma de pílula, ingerida por via oral”, disse a cientista da FDA Patrizia Cavazzoni em um comunicado.

“Esta aprovação proporciona uma nova ferramenta para lutar contra a Covid-19 em um momento crítico da pandemia, no qual estão surgindo novas variantes”, disse a funcionária da FDA.

O organismo enfatizou que o tratamento deveria complementar e não substituir as vacinas, que continuam sendo a ferramenta de primeira linha no combate ao coronavírus.

Mas as pílulas que podem ser vendidas nas farmácias deveriam ser de acesso muito mais fácil do que os tratamentos com anticorpos sintéticos, que requerem infusões administradas por gotejamento em hospitais ou centros especializados.

O uso do tratamento da Pfizer já tinha sido autorizado na semana passada na União Europeia, à espera de uma aprovação formal e como medida emergencial diante do aumento dos casos da ômicron.

ONDA DE ÔMICRON
A autorização ocorre em um momento em que os contágios de Covid-19 avançam nos Estados Unidos, impulsionados pela variante ômicron, a mais infecciosa vista até agora, e quando o acesso a testes de detecção se tornou um desafio devido às longas filas.

Empresas como Amazon, Walgreens e CVS limitaram o número de testes caseiros que os clientes podem adquirir.

A administração de Biden prometeu distribuir 500 milhões de testes a partir do próximo mês, embora os especialistas acreditem que este número seja pequeno demais e a medida chegue tarde demais.

As infecções nos Estados Unidos chegam a cerca de 150.000 por dia, das quais 7.800 requerem hospitalizações e 1.200 resultam em morte, de acordo com dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

A variante ômicron é responsável por 90% de todos os casos em algumas regiões do país, disse a diretora dos CDC, Rochelle Walensky, aos repórteres.

Esta variante, que contém múltiplas mutações, é mais capaz de escapar da imunidade conferida por uma infecção prévia ou pelas vacinas, e as autoridades sanitárias pedem que o público tome uma dose de reforço com vacinas de RNA mensageiro (RNAm) para uma maior proteção.

PROTEÇÃO CONTRA A COVID
Diferentemente das vacinas, a pílula anticovid não atua na proteína ‘spike’ do coronavírus, que está em constante evolução e é usada pelo vírus para invadir as células. Assim, teoricamente, estaria mais apta a enfrentar novas variantes. Segundo a Pfizer, estudos preliminares em laboratório respaldam esta hipótese.

O Paxlovid é uma combinação de uma nova molécula, o nirmatrelvir, com o ritonavir, o antiviral contra o HIV, que são tomados em comprimidos separados.

O nirmatrelvir bloqueia a ação de uma enzima de que o vírus precisa para se replicar, enquanto o ritonavir retarda a degradação do nirmatrelvir para que permaneça no corpo por mais tempo e em níveis mais elevados.

Os tratamentos com anticorpos sintéticos desenvolvidos pela Eli Lilly e Regeneron não são eficazes contra a ômicron, afirmou o cientista Anthony Fauci a repórteres, mas um tratamento com anticorpos da GlaxoSmithKline (GSK) e uma droga profilática com anticorpos da AstraZeneca ainda oferecem proteção.

Os Estados Unidos compraram um milhão de ciclos do tratamento GSK que deve estar pronto em janeiro, assim como meio milhão de doses do medicamento da AstraZeneca, que pode ser administrado preventivamente a pessoas imunossuprimidas que não respondem tão bem às vacinas.

Ainda se espera a autorização de outra pílula contra a doença, desenvolvida pela farmacêutica Merck e que também é administrada durante cinco dias.

Especialistas independentes votaram a favor deste tratamento por uma margem apertada, mas expressaram preocupações sobre sua segurança, como o dano potencial nos fetos em mulheres grávidas e o possível dano à cadeia de DNA.

Os dois tratamentos funcionam de forma diferente dentro do corpo e não se acredita que a pílula da Pfizer apresente o mesmo nível de riscos.

Fonte: Diário do Nordeste

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias1 hora atrás

Justiça Eleitoral declara inelegibilidade de candidato iguatuense acusado de negociar apoio com traficante

Economia2 horas atrás

MEIs precisam cumprir uma nova exigência para a emissão de nota fiscal

Ceará2 horas atrás

Ceará apresenta tendência a extremos de temperatura nas regiões do Cariri, Jaguaribana e litoral

Noticias3 horas atrás

Várzea Alegre: Dois homens atropelaram uma adolescente enquanto faziam manobras perigosas em moto

Videos5 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 31/03/2025

Iguatu3 dias atrás

Ministério Público de Iguatu investiga contratação sem licitação de empresa de limpeza urbana e Ecolix solicita audiência urgente

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 28/03/2025

Noticias3 dias atrás

Ministério Público Eleitoral afirma que houve uso irregular de combustível da prefeitura de Iguatu

Economia3 dias atrás

Chagas Vieira diz que PIB do Ceará em 2024 cresceu quase o dobro do Brasil

Noticias3 dias atrás

Voo com 116 brasileiros deportados dos Estados Unidos aterrissou em Fortaleza

Ceará3 dias atrás

Programa Agente Jovem Ambiental oferece 9.591 vagas em todos os 184 municípios do estado

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 28/03/2025 – Como consegue trabalhar em 3 empregos (dois na Prefeitura) e ainda ser vereador?

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/03/2025

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 27/03/2025 – A novela da coleta de lixo: Será que tem “jabuti” na história?

Noticias5 dias atrás

DIREITO E CIDADANIA: A ÁGUA DE TODOS NÓS E A POLUIÇÃO NOS RESERVATÓRIOS PÚBLICOS

Esportes5 dias atrás

Qual a situação do Brasil nas eliminatórias da Copa?

Noticias5 dias atrás

Parlamentares reagiram à decisão do STF que tornou Bolsonaro réu no inquérito sobre o plano de golpe

Noticias5 dias atrás

Guarda municipal é preso por envolvimento em ataques contra empresas de internet

Iguatu5 dias atrás

MPCE apura denúncias de negligência na Unidade de Acolhimento Institucional de Iguatu

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 26/03/2025 – Coleta de lixo em Iguatu começa antes de contrato ser fechado, com custo previsto de R$ 3,2 milhões

Noticias5 dias atrás

Jovem com deficiência intelectual foi vítima de violência, durante abordagem policial

Noticias5 dias atrás

Polo Automotivo do Ceará terá incentivos fiscais federais

Noticias5 dias atrás

Previsão de onda de calor nas regiões litorâneas e no Centro Sul do Ceará

Iguatu6 dias atrás

Roberto Filho ignora decisão judicial ao empregar 483 apadrinhados, burlando concurso público

Videos7 dias atrás

Rompimento de adutora interrompe abastecimento em Iguatu

Videos7 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/03/2025 – A cidade está sendo limpa. Só coloque o lixo na rua no dia de coleta

Noticias1 semana atrás

Previsão de instabilidade atmosférica e ocorrência de chuvas isoladas, no Ceará

Noticias1 semana atrás

Cientistas cearenses desenvolvem pulseira capaz de identificar alergias a medicamentos e obtêm financiamento de R$ 1,4 milhão

Esportes1 semana atrás

Dez torcedores dos times Ceará e Fortaleza foram presos após briga generalizada, e estão proibidos de frequentar eventos esportivos das duas equipes

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 24/03/2025

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.