Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Noticias

O que é fascismo, nazismo, antifa e o que têm a ver com o Brasil

Publicado

on

Na esteira dos protestos antirracistas eclodidos nos Estados Unidos após o assassinato do afroamericano George Floyd por um policial branco em Minneapolis, no estado de Minnesota, o último fim de semana de maio no Brasil também foi de desassossego por dois eventos singulares que voltaram a lançar luz para termos como fascismo, nazismo e antifa.

No sábado, 30, em Brasília, o grupo autointitulado ‘300 do Brasil’ marchou na capital federal com tochas, máscaras e palavras de ordem contra o Supremo Tribunal Federal. Menos de 30 participaram da caminhada, segundo o jornal O Globo, mas as semelhanças com a manifestações de supremacistas brancos, como em 2017 na cidade de Charlottesville, nos Estados Unidos, chamaram atenção das autoridades e das redes sociais.

No dia seguinte, em São Paulo, uma frente de torcidas organizadas em prol da democracia e contra o racismo encontrou um grupo de manifestantes a favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na avenida Paulista. Os dois blocos dividiram a avenida, em meio às hostilidades, até a Polícia Militar usar força para reprimir o grupo de torcedores identificados como antifa (abreviação de antifascista). Do outro lado, na marcha bolsonarista, foram identificados símbolos associados a movimentos neonazistas na Ucrânia. A PM afirmou que iria investigar o uso do símbolo.

A discussão acerca da acepção de nazismo e fascismo volta e meia vem à tona no Brasil e já pôs em campos opostos os governos brasileiro e alemão – para Bolsonaro, o nazismo é proveniente da esquerda; na Alemanha, berço da barbárie nazista, o movimento é amplamente reconhecido como de extrema-direita. Em janeiro, o então secretário especial da Cultura do governo federal, Roberto Alvim, foi demitido após referenciar o ministro nazista Joseph Goebbels, em discurso veiculado nas redes sociais.

Mas, afinal, o que é o nazismo? E o que é o fascismo? Confira um resumo a seguir

  • O fascismo é uma ideologia que prega um partido único e um Estado totalitário, contrário ao liberalismo econômico e ao comunismo. É embasado em sentimentos nacionalistas e ufanistas, como manifestado pelos fascistas entusiastas do irredentismo italiano (que defendia anexação à Itália de todas as regiões ligadas ao país por costumes e idioma ou laços semelhantes) e, no nazismo alemão, pela máxima Deutschland über alles: Alemanha acima de tudo.
  • O fascismo adota uma militarização da vida política e a presença da figura militar na vida pública, projetos de expansão imperial e enfrentamento de supostos inimigos, internos ou externos. Uma das frases mais famosas do líder fascista Benito Mussolini, um ex-combatente de guerra, era: “Muitos inimigos, muita honra”. A pesada máquina de propaganda fascista também é uma das características do movimento, que tende a formar redes de delação, apontar “inimigos” e publicizar uma ideologia oficial, comumente baseada em mentiras e terror.

Como surgiu o fascismo?

  • O fascismo nasceu na Itália pós-Primeira Guerra Mundial, em um contexto de crise política e econômica e temor de supostos movimentos comunistas após a Revolução Russa de 1917.
  • Segundo o historiador italiano Emilio Gentile, o termo fascismo deriva do termo em latim fascio littorio, que representa um conjunto de galhos amarrados a um machado, símbolo da punição na Roma Antiga.
  • Em 1919, O líder político Benito Mussolini reuniu ex-combatentes da Primeira Guerra e formou o grupo “Fasci di Combattimento” (Grupo de Combate), que passou a agir como milícia contra políticos de esquerda, judeus e homossexuais.
  • Em 1921, o grupo é convertido em legenda por Mussolini, o Partito Nazionale Fascista (Partido Nacional Fascista, o PNF), e entra no Parlamento. O símbolo do partido era justamente o machado do fascio littorio.
  • O movimento fascista mobilizou, principalmente, a pequena e média burguesia, elites empresariais e latifundiárias, a classe média e setores do Vaticano. Segundo o historiador britânico Ian Kershaw, em seu livro “De Volta do Inferno”, em 1939 quase metade da população italiana estava filiada a alguma organização fascista.

Fascismo é o mesmo que nazismo?

Não. O fascismo foi geminado na Itália e, posteriormente, na Alemanha, uma legenda com proposta semelhante foi fundada, o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (Nationalsozialistische, abreviado: nazi). Portanto, a ideologia serviu de base para o nazismo, que é fundamentado no fascismo.

Segundo professor de ciências políticas da Universidade Federal do Ceará, Fabio Gentile, os dois são muito semelhantes, mas não iguais. “O cerne ideológico do fascismo é o Estado totalitário que visa mobilizar e incorporar as massas, enquanto no nazismo, desde logo, o Estado totalitário ganha um sentido racial-racista, de cunho biológico, que no fascismo, pelo menos no início, não é prioridade do regime”, elucida.

A Itália, por exemplo, só passou a perseguir judeus após a associação com a Alemanha, preparando-se para a guerra. A lei racial italiana é de 1938, mais tardia que a legislação nazista. As duas ideologias são derivadas da extrema-direita, como pontua o museu do Holocausto Yad Vashem, em Israel.

E o neonazismo, o que é?

É um movimento iniciado após a Segunda Guerra Mundial com objetivo de retomar o projeto racial-racista do nazismo, reforçando a “supremacia branca” ou da “raça ariana”. Nos anos seguintes, nasceram várias células neonazistas, simpatizantes ou mesmo descendentes de movimentos nazistas da primeira metade do século XX.

Na Grécia, o partido Aurora Dourada é apontada como de clara associação nazista, inclusive no uso de símbolos. O porta-voz da legenda, Ilias Kasidiares, até possui uma suástica tatuada. Na Dinamarca, o Movimento Nacional Socialista não esconde sua inspiração nazista, enquanto na Alemanha o partido Alternative für Deutschland (AfD) minimiza a barbárie hitlerista.

Na Ucrânia, a organização paramilitar Pravyi Sektor (Setor Direito) virou partido político e chega mesmo a estampar símbolos da milícia nazista Schutzstaffel (mais conhecida como SS). O grupo ucraniano é classificado oficialmente como neonazista na Rússia, segundo a Folha de S. Paulo.

Nos Estados Unidos, em 2017, uma marcha neonazista na cidade de Charlottesville bradava contra negros, homossexuais, judeus e imigrantes. Centenas compareceram ao movimento com tochas e símbolos do grupo racista estadunidense Ku Klux Kan (KKK) – anterior ao nazismo, mas que compartilha com o mesmo a ideologia supremacista branca e de extrema-direita.

Aqui, o grupo “300 do Brasil” replicou muitas características da KKK e de Charlottesville em marcha na cidade de Brasília no último sábado de maio, 30. O agrupamento já reconheceu guardar armas em seu acampamento na capital federal, artefatos que, segundo a principal porta-voz do grupo, Sara Winter, servem para “proteção”. A ativista, cujo nome de batismo é Sara Geromini, adotou a alcunha “Sara Winter”, nome da inglesa membro da União Britânica Fascista que atuou como espiã nazista para o Terceiro Reich.

Fonte: O Povo

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu2 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias3 dias atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias3 dias atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias3 dias atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando3 dias atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu4 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias4 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias4 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias4 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas4 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias5 dias atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias5 dias atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias5 dias atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2025

Videos5 dias atrás

Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco

CeLelebridades5 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Economia5 dias atrás

Cultivo de algodão volta a ganhar força na economia regional

Noticias5 dias atrás

No Ceará, somente no primeiro trimestre de 2025, foram registradas 6.189 denúncias de violência contra mulheres

Mundo5 dias atrás

Em testamento, Papa Francisco pede túmulo simples, sem decoração especial

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 22/04/2025

Iguatu6 dias atrás

Sete cardeais brasileiros estão entre os possíveis eleitores do novo papa

Iguatu6 dias atrás

Como é o funeral de um Papa: rituais, tradição e despedida solene

Brasil6 dias atrás

LUTO NA IGREJA CATÓLICA: MORRE O PAPA FRANCISCO AOS 88 ANOS

Noticias2 semanas atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.