Policial
CE: 37 pessoas foram capturadas suspeitas de matar profissionais da segurança

O número de pessoas capturadas suspeitas de envolvimento na morte de agentes de segurança, em 2021 e em 2022, chegou a 37. As informações são da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Não foram informados quais os casos específicos de cada pessoa detida, mas foram 28 capturas no ano passado — sendo 27 prisões e uma apreensão de adolescente — e, até o último dia 9 de abril, nove prisões neste ano.
As cinco mortes registradas nos quatro primeiros meses de 2022 são de quatro policiais militares e um policial civil, sendo que três estavam na reserva remunerada e dois estavam na ativa. Segundo a SSPDS, todas as ocorrências aconteceram quando os profissionais estavam de folga.
Em 2021, a SSPDS contabilizou dez mortes de agentes, sendo oito policiais militares, um policial civil e um policial penal. Sete inquéritos policiais e um ato infracional foram finalizados e remetidos ao judiciário. Há três casos sob investigação. Destes, todos eram da profissionaos da ativa e dois deles estavam de serviço quando foram mortos.
A Secretaria informou que, desde 2017, existe a 11ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que atua para apurar ações criminosas contra agentes de segurança pública. Além disso, a pasta ressaltou que tem investido no treinamento dos profissionais.
“5.002 policiais militares já concluíram o curso Abordagem Policial e Tiro Defensivo, promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp). A formação tem por finalidade atualizar os policiais militares para práticas de abordagem, manuseio do armamento e tiro policial defensivo, além de promover o conhecimento das técnicas operacionais militares constantes no Manual de Procedimentos Operacionais da Polícia Militar do Ceará (PMCE)”, informou.
A SSPDS explicou que os profissionais são capacitados para protocolo de sobrevivência policial em situações de risco também durante os períodos de folga. “A iniciativa, denominada de Instruções de Táticas Individuais (ITIs), foi instituída em 2020 pelo comando geral da PMCE”, ressalta o órgão.
Fonte: O Povo
-
Noticias1 semana atrás
Homem é carregado em rede até a UPA após passar mal por falta de acesso em estrada esburacada no Ceará
-
Noticias2 semanas atrás
Inscrições para o Fies 2025 começam nesta segunda-feira (14); confira quem pode participar e como se inscrever
-
Noticias2 semanas atrás
Ração contaminada provoca mortes de cavalos em haras pelo Brasil; entenda o que está por trás da tragédia
-
Noticias1 semana atrás
“Porque eu posso”, diz Trump ao justificar tarifa de 50% sobre produtos brasileiros
-
Noticias1 semana atrás
Mais de 800 gestores da educação no Ceará receberão gratificação mensal de R$ 2 mil
-
Noticias1 semana atrás
AGU pede ao STF que Moraes restabeleça decreto do IOF por meio de liminar
-
Noticias2 semanas atrás
Filhotes de periquito cara-suja são reintroduzidos na natureza no Ceará após 114 anos de desaparecimento
-
Noticias1 semana atrás
Crimes atribuídos a Bolsonaro podem resultar em condenação de até 43 anos de prisão