Brasil
O PIB do Brasil se destaca no G20, mas o nível de investimento causa preocupação
No terceiro trimestre de 2024, o Brasil registrou o quarto maior crescimento econômico entre os países do G20 que já divulgaram seus resultados.

No terceiro trimestre de 2024, o Brasil registrou o quarto maior crescimento econômico entre os países do G20 que já divulgaram seus resultados. O G20 inclui as 19 maiores economias do mundo, além das uniões Europeia e Africana. Segundo o Sistema de Contas Nacionais Trimestrais do IBGE, divulgado na terça-feira (3), o PIB brasileiro cresceu 0,9% em relação ao segundo trimestre.
Especialistas consultados pela Agência Brasil, no entanto, ressaltam a necessidade de aumentar a produtividade e os investimentos para que o crescimento do PIB seja sustentável e não apenas um “voo de galinha”. A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda revelou que o desempenho econômico do Brasil só ficou atrás da Indonésia (+1,5%), Índia (+1,3%) e México (+1,1%), e igualou-se ao da China (+0,9%). O Brasil superou economias como Estados Unidos (+0,7%), França (+0,4%), Alemanha (+0,1%) e Reino Unido (+0,1%).
Comparado ao mesmo período de 2023, o Brasil também teve a quarta maior expansão anual, com um crescimento de 4%, atrás apenas de Índia (5,4%), Indonésia (5%) e China (4,6%). Os Estados Unidos, a maior economia do mundo, ficaram na sétima posição com um aumento de 2,7% no PIB. Juliana Trece, economista do Ibre da FGV, destaca que “esse crescimento tem sido consistente não apenas no terceiro trimestre, mas ao longo do ano”.