Mundo

Novo terremoto de magnitude 6 atinge Japão após tragédia que vitimou mais de 200 pessoas

Published

on

Um sismo de magnitude 6 atingiu o centro do Japão nesta terça-feira (9), informou a agência meteorológica do país. Não houve nenhum aviso de tsunami emitido após o evento.

O tremor ocorreu próximo à costa do Mar do Japão e afetou a mesma área onde um terremoto, no dia de Ano Novo, resultou em mais de 200 mortes e causou extensos danos.

O Japão é frequentemente impactado por centenas de terremotos anualmente, porém, a maioria não causa estragos significativos devido aos rigorosos padrões de construção em vigor há mais de quatro décadas.

O número estimado de desaparecidos após o forte terremoto que abalou o centro do Japão em 1º de janeiro aumentou significativamente na segunda-feira (8), ultrapassando os 300 desaparecidos, embora este seja um balanço ainda provisório.

Uma semana após o terremoto de magnitude 7,5, que deixou 565 feridos, relatórios das autoridades locais indicam 323 pessoas desaparecidas.

A maior parte dos indivíduos cujo paradeiro ainda é desconhecido são residentes da cidade de Wajima, uma das áreas mais impactadas pela catástrofe, localizada na península de Noto, às margens do Mar do Japão. Esta cidade também foi afetada por graves incêndios resultantes do sismo.

O terremoto, seguido por centenas de réplicas, causou inúmeros deslizamentos de terra e resultou no colapso de edifícios e estradas em toda a região. Ademais, provocou um tsunami com ondas superiores a um metro ao longo da costa da península de Noto, uma estreita faixa de terra com aproximadamente 100 quilômetros de extensão. O tremor foi sentido até Tóquio, localizada a 300 quilômetros de distância.

EM ALTA

Sair da versão mobile