Política
Municípios inadimplentes não podem fechar convênios com o Governo Federal
Levantamento da Confederação Nacional dos Municípios mostra que apenas 4% das cidades têm contas em dia com a União.
Levantamento da Confederação Nacional dos Municípios mostra que apenas 4% das cidades têm contas em dia com a União.
O Levantamento da CNM feito a partir de dados do Tesouro Nacional e dos ministérios aponta que 96,4% de 5.563 municípios do país estão, este mês, inaptos a fazer convênios com o governo federal. Por conta disso, apenas 200 cidades em todo o Brasil podem receber verbas de transferências voluntárias. Elas recebem repasses obrigatórios, mas não podem aproveitar, por exemplo, programas federais de reforma ou construção de creches ou postos de saúde, para obras de dragagem e pavimentação e até para construção de equipamentos de lazer e reformas de escolas e creches.
105 mil trabalhadores com FGTS
Segundo a Caixa Econômica Federal, cerca de 105 mil trabalhadores domésticos já são beneficiados com os depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Com a Emenda Constitucional 72, que entrou em vigor no último dia 3, o recolhimento do FGTS passou a ser direito destes trabalhadores. Contudo, nem todas as regras da emenda passam a valer imediatamente, como é o caso do recolhimento do FGTS, que precisa ser normatizado pelo governo. A Caixa ainda não tem estimativa de quanto será a arrecadação após a regulamentação, mas diz estar preparada para o aumento no número de contas do FGTS.
Fim de coligações daria 60 deputados para PT e PMDB
A proibição de coligações nas eleições para deputado, um dos pontos da reforma política que a Câmara começa a debater nesta semana, beneficiaria os maiores partidos. Se estivesse valendo em 2010, PMDB e PT teriam 60 deputados a mais. Proposta, porém, não deve ser aprovada.
A UNE, o governo e a meia-entrada
O governo federal resiste à aprovação do Estatuto da Juventude. O drama é a meia-entrada aos estudantes. O benefício encarece os ingressos de shows e peças para o público em geral, sobretudo os recém-chegados das classes C, D e E.
Volta à carga
O Ministério Público fará protestos em todo o país durante a semana contra a votação da PEC que retira do órgão o poder de investigação. O projeto foi aprovado na CCJ e está pronto para ser votado em plenário. Para um analista, o Brasil pode virar uma Uganda.
O âncora
A estrela do programa nacional de TV do PSB, que vai ao ar dia 25, será o governador Eduardo Campos (PE). Ele vai se apresentar como “a renovação”, evitando se posicionar contra o governo. Ele pretende ocupar a faixa definida como “pós Dilma ou pós PT” e vai vender aos eleitores a imagem que dá para “fazer mais”, “crescer mais”, “fazer melhor” e que é hora de dar “um passo adiante”.
Cid visita região
Com a extinção do governo itinerante, o Governador Cid Gomes visitou a região no sábado. Sem muito alarde, comitiva desembarcou no aeroporto local com destino ao município de Carius. Lá ele cumpriu agenda e ainda assinou a ordem de serviços para a pavimentação de rodovia até Umarizeiras.
Solução para o emprego
Um servidor demitido ainda espera solução e cobra do sindicato e dos políticos apoio para realizar manifesto. No passado, faziam passeata pra tudo e agora a categoria está abandonada sob o julgamento dos maldosos. Queremos emprego conclui.
Empate com Trairiense não agrada
Torcedores e dirigentes não gostaram do resultado da partida contra o Trairiense no ultimo sábado. Expulsão do meia Junior Recife e o fraco desempenho de outros resultaram no empate por 1 a 1, que deixou o time na 4ª colocação com 5 pontos. O grupo tem o Quixadá como líder, seguido de Marangape e Itapipoca. O Nova Russas, próximo adversário do time iguatuense neste sábado venceu o lanterna Uniclinic e ocupa a sexta colocação. Logo mais à noite no programa “Mais Esportes” Tony Alvarez trará outros detalhes e preparação da equipe visando o próximo compromisso.
Mais ação
Projeto da FAJI esteve neste sábado (06), quando levou a prestação de serviço às comunidades de Barra I, Barra II, Cavaco e Cantinho. Moradores e lideranças relataram os avanços e conquistas e apresentaram algumas demandas como a inclusão digital, iluminação, segurança, coleta de lixo para impedir poluição ambiental e oportunidades para os jovens. Mesmo com a seca, afirmam que não há retirantes, e que são assistidos pelos programas sociais nas três esferas dos governos.
*Silvani Soares é bancário e radialista
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

