Regional

Mulheres apostam no empreendedorismo, em Cedro

Published

on

Em recente estudo realizado pelo Senac Ceará, 75,5% de matrículas efetuadas no Centro de Educação Profissional Ives Dias Branco (Senac/Cedro) correspondem ao público feminino.

O exemplo da maioria das empreendedoras são inspiradores. Na área da culinária, Raimunda Silva vende comida nas feiras promovidas pelo Município. Moradora do bairro Alto do Padeiro, ela explica que “ser mulher empreendedora é viver do seu trabalho, produzir, resistir”.

Para Rosâgela Castro, da comunidade de Manoel Alexandre I (Várzea da Conceição), não existe a palavra dificuldade no seu dia a dia. Atua no segmento de artesanato e disse estar satisfeita. “Somos mães, donas de casas, somos empreendedoras. Trabalhando, estou feliz demais”.

Sheila Bezerra, do bairro de Fátima, entende que é próprio da mulher exercer várias funções simultaneamente, e que no empreendedorismo ela também “pode dar um baile”. Foi aí que encontrou oportunidade de vendas no comércio local, ofício que aprendeu nos cursos oferecidos pelo Senac.

Moradora do bairro Caldeirão, Mikaele Martins, lembra da primeira oportunidade de aprendizado que teve: um curso na área de doces e salgados. Hoje, conta uma boa clientela. Sobre ser empreendedora, afirma que irá sempre pelas coisas que quer e ser independente. “É muito bom ser empreendedora, lutei bastante por isso. As feiras de empreendedorismo ajudam demais”.

As mulheres contam com o apoio da Sala de Empreendedorismo da Prefeitura, além de parcerias e convênios com Sebrae, Senac, Senar, Sinrural, Ematerce e outras instituições.

Para a Secretaria do Trabalho e Assistência Social, Luciana Vieira, as empreendedoras mudaram de vida e trouxeram inovação aos produtos e serviços ofertados. “Elas hoje contam com o nosso apoio para continuar investindo”.

Cursos

Somente no ano passado, foram ofertadas 460 vagas para cursos nas zonas rural e urbana, em parceria com o Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco, unidade Senac. As vagas contemplaram diversas áreas: culinária para iniciantes, boas práticas de manipulação de alimentos, brigaderia, hamburgueria, biscoitos variados, bolos, pães, pizzas, tortas, festival de massas, salgados para festas. Também teve básico em manicure, maquiagem social básica, básico em corte feminino, escovista, depilador; pinturas em tecidos, costura em malharia, bonecas de pano; costureiro, artesão em Patcwork; informática básica, editor de ilustração Corel Draw, tratamento de imagens Adobe Photoshop.

Fonte: Diário do Nordeste

EM ALTA

Sair da versão mobile