Ceará
Mosteiro dos Jesuítas no CE busca cápsula do tempo de 100 anos e enterra nova para abrir em 2122
Há um século, quando o Mosteiro dos Jesuítas, em Baturité, foi erguido, uma cápsula do tempo foi enterrada para ser aberta 100 anos depois, ou seja, em dezembro de 2022. A data chegou, mas o baú não apareceu. O local exato em que a cápsula foi depositada ainda é incerto.
O atual diretor do Mosteiro, padre Eugênio Pacelli, conta que há investigações em andamento com a finalidade de encontrar o cápsula do tempo. “Estamos reunindo informações para localizá-la”, pontuou Eugênio.
Questionado sobre o conteúdo do baú, Eugênio explicou que, pelos escritos, há relatos de moedas da época, um exemplar de jornal e uma pedra da antiga Igreja dos Jesuítas, em Aquiraz.
“Também tem uma ata da cerimônia de inauguração, assinada pelos presentes em 1922″, completou padre Eugênio. “Estudiosos podem nos dar informações que ajudem a gente a localizá-la. A intenção é resgatar essa cápsula e colocá-la no museu, juntos com as demais peças do acervo já existente”, acrescenta.
Para daqui a 100 anos, uma nova meta já está traçada. Neste início de dezembro, o Mosteiro realizou um evento comemorativo em alusão ao século desde sua construção. Em uma programação de dois dias, que reuniu a apresentação das memórias dos locais à comunidade, divulgação de novos projetos, com a abertura do Museu, dentre outras, também foi fechada uma nova cápsula do tempo.
O baú fora depositado sob a grama do jardim do Mosteiro, com objetos e documentos. A intenção é retirar a nova cápsula em 2122, data em que será celebrado os 200 anos do local.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu5 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

