Ceará
Migrantes superam crises, rompem preconceitos e se destacam no mercado e na cultura do Ceará
Nos últimos 24 anos, o Sistema de Registro Nacional Migratório (Sismigra) da Polícia Federal registrou mais de 37,2 mil pessoas vindas de outros países no Ceará, incluindo residentes permanentes, temporários e outras classificações. Entre esses mggrantes há médicos, professores, enfermeiros, economistas, fotógrafos, motoristas, biólogos, artistas, atletas, jornalistas, pescadores, mecânicos, estudantes e aposentados, de várias idades e continentes, trazendo uma rica bagagem cultural e profissional.
Os motivos para a migração variam: alguns vêm voluntariamente para estudar ou trabalhar, enquanto outros migram devido a crises em seus países de origem. Ao chegarem, muitos enfrentam dificuldades para encontrar emprego e preconceito da população local. Contudo, essa população migrante pode trazer contribuições significativas para a sociedade, desde investimentos na indústria, setor imobiliário e comércio até a introdução de novas culturas, idiomas e hábitos alimentares, conforme aponta Silvana Nunes de Queiroz, professora da Universidade Regional do Cariri (URCA) e coordenadora do Observatório das Migrações no Estado do Ceará (OMEC).
Além de enfrentar xenofobia e dificuldades de comunicação, um desafio comum para migrantes em todo o Brasil, incluindo no Ceará, é a validação de diplomas de ensino superior. “Quando conseguem empregos, muitas vezes são em posições precárias que não correspondem à sua formação, resultando em menores rendimentos”, afirma Silvana Nunes de Queiroz.
-
Ceará6 dias atrásCom campanha acelerada, diferença entre Ciro e Elmano despenca e eleição caminha para empate no Ceará
-
Brasil5 dias atrásA Fazenda 18 terá quatro novos participantes com poder de interferir no jogo
-
Brasil5 dias atrásVenda de “Ozempic Natural” é proibida pela Anvisa em todo o país
-
Iguatu4 dias atrásA GASOLINA DEVE BAIXAR EM IGUATU? VEJA QUANTO O LITRO PODE CUSTAR
-
Iguatu6 dias atrásIguatu realiza audiência pública para discutir o enfrentamento ao trabalho infantil
-
Brasil5 dias atrásGreve dos Correios é aprovada em todo o país por tempo indeterminado
-
Ceará6 dias atrásVitória sobre o Avaí rende R$ 10 milhões ao Fortaleza e reforça caixa do clube
-
Brasil4 dias atrásO Supremo Tribunal Federal (STF) enfrenta o que analistas e agências internacionais classificam como a crise mais grave de sua história interna recente
