Noticias
Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE
Uma polêmica envolvendo a divisa entre os estados do Rio Grande do Norte e do Ceará ganhou um novo capítulo nesta quinta-feira (8), com a reinstalação de uma placa na rodovia CE-261 pelo governo cearense. A sinalização havia sido retirada pela prefeitura de Tibau no dia 2 de maio, sob a alegação de que ela avançava indevidamente sobre território potiguar. A nova placa, que demarca o limite entre os municípios de Tibau (RN) e Icapuí (CE), foi colocada com o acompanhamento da polícia do Ceará, em uma área disputada de aproximadamente 181 metros.
A tensão entre os dois estados teve início no dia 24 de abril, quando equipes do governo cearense instalaram a placa após a revitalização da rodovia. Segundo a prefeitura de Tibau, a nova localização da sinalização desloca indevidamente o marco da fronteira estadual, desrespeitando os limites anteriormente reconhecidos. Em resposta, o governo potiguar removeu a placa menos de uma semana depois, com o apoio da polícia local, alegando invasão de território.
De acordo com o governo do Ceará, a instalação foi embasada em um relatório técnico elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), que identificou um erro de 181 metros em relação à divisa estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Após a nova instalação, a Procuradoria-Geral do Estado do Ceará comunicou que solicitou um estudo mais aprofundado sobre a delimitação da área para esclarecer a questão territorial entre os dois municípios.
-
Iguatu3 semanas atrásPrefeitura de Iguatu rescinde contrato com Consórcio Mobilidade Iguatu e deixa obras sob questionamento
-
Iguatu3 semanas atrásIndústria operou quase quatro anos sem licença ambiental em Iguatu; licenças citadas não aparecem nos autos
-
Iguatu3 semanas atrásJustiça de Iguatu determina repasse imediato de consignados e fixa multa de R$ 200 mil contra Município
-
Noticias3 semanas atrásGoverno deixa Enel Ceará fora da lista de renovação de concessões
-
Noticias3 semanas atrásLimoeiro do Norte se consolida como polo da banana e pitaya no Ceará
-
Ceará3 semanas atrásCeará abre consulta ao abono dos precatórios do Fundef para 50 mil beneficiários
-
Noticias3 semanas atrásCeará pode registrar até 75 mm de chuva acima da média em abril
-
Noticias3 semanas atrásFortaleza tem a maior valorização imobiliária do Brasil, aponta índice

