Conecte-se conosco

Ceará

Ministério da Saúde monitora controle da tuberculose no Ceará

Publicado

on

O Ministério da Saúde iniciou nesta terça-feira, 24 de novembro, na Secretaria da Saúde do Estado, o Monitoramento do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) no Ceará, que prossegue até a sexta-feira, dia 27. A partir desta quarta-feira, 25, o Ministério da Saúde dá continuidade à série de visitas e reuniões na Secretaria da Justiça do Estado, Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), Secretaria de Saúde de Fortaleza, Diretorias Regionais de Saúde da capital e unidades da rede pública de saúde para monitorar os indicadores prioritários, conhecer as atividades e os planos de controle da tuberculose no Ceará e em Fortaleza. Além do Ceará, o monitoramento ocorre em mais oito estados prioritários – Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

No mundo, mais pessoas morrem de tuberculose do que de outras infecções curáveis. A cada dia 20 mil pessoas adoecem e 5 mil morrem. No Brasil, os índices da doença, que diminuíam na década de 80 do século passado, voltaram a crescer nos anos 90. No Ceará ocorreu redução da taxa de incidência entre 2001 e 2013, de 46,5 para 40,4 por 100 mil habitantes. O Programa Estadual de Controle da Tuberculose tem desenvolvido ações que objetivam a ampliação do acesso ao diagnóstico precoce e tratamento.

Toda pessoa que apresente tosse por mais de 2 ou 3 semanas deve realizar baciloscopia de escarro para pesquisa de tuberculose. A meta do programa é examinar 1% da população, número estimado de sintomáticos respiratórios a cada ano. Persistem desafios no enfrentamento da doença. Entre eles, reduzir a taxa de abandono do tratamento, que está em 8,9%, acima da taxa de 5% aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A tuberculose é uma doença de notificação compulsória e o Brasil dispõe de sistemas de informação com bases nacionais. Em 2014, o Ministério da Saúde implementou o teste rápido molecular TRM-TB para identificar e tratar imediatamente o paciente. Tratamento sob controle do Estado, gratuito e universal, tanto para TB sensível (dose fixa combinada – FDC), quanto para TB resistente. No Brasil não é autorizada a comercialização deste medicamento, disponível apenas na rede pública. Em um ano, mais de 145 mil testes foram realizados na rede do SUS.

Em 2014, a coordenação do Programa Nacional de Controle da Tuberculose distribuiu 175 equipamentos de teste rápido a 94 municípios – onde se concentram 55% dos casos novos e retratamentos registrados no Brasil. Denominado “Gene Xpert”, o teste detecta a presença do bacilo causador da doença em duas horas e identifica se há resistência ao antibiótico rifampicina, usado no tratamento básico. O exame laboratorial tradicional pode levar de um a dois meses. Em um ano, foram realizados mais de 145 mil testes.

No final do ano passado, o Ceará foi liberado pelo Ministério da Saúde para realizar o teste rápido de tuberculose, através do Gene Xpert, equipamento que permite a emissão do diagnóstico laboratorial da doença em apenas duas horas. O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) foi habilitado como coordenador de seis unidades – Hospital de Messejana, Unidade Prisional Otávio Lobo, Centro de Saúde de Sobral, Centro de Especialidades José Alencar, Hospital São José e Hospital Abelardo Gadelha Rocha em Caucaia, que foram contempladas com a instalação do equipamento.

A estratégia adotada pelo Ministério da Saúde, de descentralização do tratamento para a atenção básica, resultou na diminuição do número de casos e mortes e de abandono do tratamento. Parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social ampliou o acesso do serviço de saúde às populações vulneráveis à doença – populações indígenas, população privada de liberdade, moradores de rua, além das pessoas vivendo com o HIV.

Em 2014, a taxa de incidência foi de 33,8 por 100 mil habitantes, contra 43,4/100 mil em 2004. No ano passado, foram registrados 68,4 mil casos novos de tuberculose e 4.336 óbitos, com uma taxa de mortalidade de 2,3 óbitos por 100 mil habitantes. Em 2012, o Brasil atingiu, antecipadamente, as metas para 2015 dos Objetivos do Milênio (ODM) de redução pela metade das taxas de incidência, prevalência e mortalidade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, atualmente, existam no mundo nove milhões de casos da doença.

Em 2015, começa uma nova etapa do combate à tuberculose, superando a meta de controle da doença e partindo para a perspectiva de sua eliminação como problema relevante de saúde pública. O Ministério da Saúde assume compromisso de reduzir em 95% os óbitos e em 90% o coeficiente de incidência da doença até 2035.

A tuberculose é causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outras partes do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). Na maioria das pessoas infectadas, os sinais e sintomas mais frequentemente são tosse seca contínua, no início da doença, depois tosse com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo; febre baixa geralmente à tarde; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza e prostração.

A transmissão é direta, de pessoa a pessoa, por meio de pequenas gotas de saliva expelidas ao falar, espirrar ou tossir. Somente 5% a 10% dos infectados pelo bacilo de Koch adquirem a doença. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de seis meses, sem interrupção, diariamente. No esquema básico, são utilizados quatro fármacos: rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol. Os pacientes que seguem o tratamento corretamente são curados.

Para prevenir as formas mais agressivas da doença é necessário imunizar as crianças, no primeiro ano de vida, ou no máximo até quatro anos, com a vacina BCG. O risco de transmissão é maior entre pessoas que vivem em ambientes fechados, mal ventilados e sem iluminação solar. A tuberculose não se transmite por objetos compartilhados.

A pobreza, desnutrição, más condições sanitárias e alta densidade populacional são fatores que contribuem para a disseminação da doença. Apenas com o cumprimento das metas de detecção de no mínimo 70% dos casos de tuberculose e cura de 85% desses casos o controle da doença será efetivo, possibilitando a redução da incidência em 5% ao ano.

*Assessoria de Comunicação da Sesa

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Iguatu38 minutos atrás

Agenor Neto entra com interpelação judicial contra o prefeito Roberto Filho para explicar “acusações sem provas”

Colunas2 horas atrás

Artigo: Mataram o Iguatu

Iguatu17 horas atrás

Presidente do TJCE nega liminar e Município não consegue parcelar dívida

Iguatu20 horas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 10/01/2025

Iguatu20 horas atrás

Iguatu clama por justiça: A dor e o desrespeito vividos pelos servidores públicos

Iguatu20 horas atrás

Danilo Forte e Roberto Filho se reúnem com o presidente do TJCE para buscar soluções para Iguatu

Ceará1 dia atrás

Sesa detectou 129 amostras positivas para o metapneumovírus humano (HMPV), no Ceará

Ceará1 dia atrás

Metade do território do Ceará, deve receber chuvas nesta sexta-feira (10)

AssuntosNet1 dia atrás

COLUNA: AssuntosNet

Iguatu1 dia atrás

Moradores da Chapadinha estão há 3 dias sem água

Iguatu1 dia atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 10/01/2025

Iguatu2 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 09/01/2025

Iguatu2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/01/2025

Noticias2 dias atrás

Tábua caiu sobre a região do pescoço de criança, e causa sua morte

Ceará2 dias atrás

Água potável de Jericoacoara contém níveis de nitrato até 11 vezes superiores ao recomendado

Economia2 dias atrás

Novas regras do Pix afetam especialmente os trabalhadores informais

Iguatu3 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 08/01/2025

Iguatu3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 08/01/2025

Iguatu4 dias atrás

TJCE declara inconstitucionais dispositivos da Lei Orgânica de Iguatu que efetivaram os agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE) 

Iguatu4 dias atrás

TCE-CE exclui ex-prefeito interino de Iguatu de processo

Iguatu4 dias atrás

Vereador Denuncia Inconstitucionalidade em Projeto de Lei que Autoriza Contratações Temporárias na Saúde de Iguatu

Noticias4 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 07/01/2025

Iguatu4 dias atrás

Homem é preso por posse ilegal de arma de fogo em Iguatu

Iguatu4 dias atrás

Veículo é tomado de assalto em Iguatu

Iguatu4 dias atrás

Servidores em greve interditam ruas de Iguatu em ato de protesto

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Ednaldo Lavor pode ter bens bloqueados e perder seu fusca? – Sim!

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/01/2025

Noticias5 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 06/01/2025

Acopiara5 dias atrás

A Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Iguatu: Um Marco na Nova Legislatura

Iguatu5 dias atrás

Polícia prende suspeito com drogas e munições em Iguatu

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.