Noticias

Ministério da Saúde distribui novo medicamento contra o vírus da aids

Published

on

O Ministério da Saúde realizou a distribuição inicial de 5,6 milhões de unidades de um novo medicamento destinado ao tratamento do HIV, o vírus causador da AIDS. Este medicamento apresenta uma combinação inédita de dois antirretrovirais eficazes: dolutegravir 50mg + lamivudina 300mg.

Anteriormente, o tratamento do HIV demandava o uso de combinações de vários medicamentos pertencentes a diferentes classes. Com a introdução deste novo medicamento, os pacientes agora têm a oportunidade de se beneficiar de um tratamento que requer apenas uma única dose diária.

Devido à disponibilidade limitada do medicamento, a transição do uso da terapia com dois comprimidos para apenas um será implementada de maneira gradual e cuidadosa, considerando os seguintes critérios: ter idade igual ou superior a 50 anos; manter adesão regular ao tratamento; apresentar carga viral inferior a 50 cópias no último exame; e ter iniciado a terapia dupla até 30 de novembro.

A distribuição dessa nova combinação de medicamentos é parte de uma estratégia prioritária do Ministério da Saúde para eliminar o HIV e a AIDS como problemas de saúde pública no país. Somente em 2023, o ministério investiu mais de R$ 1,8 bilhão em medicamentos destinados ao combate do vírus. Entre 2017 e 2021, a AIDS foi identificada como a causa primária de óbito de mais de 59 mil pessoas no Brasil.

 

EM ALTA

Sair da versão mobile