Noticias
Ministério da Saúde distribui novo medicamento contra o vírus da aids
O Ministério da Saúde realizou a distribuição inicial de 5,6 milhões de unidades de um novo medicamento destinado ao tratamento do HIV, o vírus causador da AIDS. Este medicamento apresenta uma combinação inédita de dois antirretrovirais eficazes: dolutegravir 50mg + lamivudina 300mg.
Anteriormente, o tratamento do HIV demandava o uso de combinações de vários medicamentos pertencentes a diferentes classes. Com a introdução deste novo medicamento, os pacientes agora têm a oportunidade de se beneficiar de um tratamento que requer apenas uma única dose diária.
Devido à disponibilidade limitada do medicamento, a transição do uso da terapia com dois comprimidos para apenas um será implementada de maneira gradual e cuidadosa, considerando os seguintes critérios: ter idade igual ou superior a 50 anos; manter adesão regular ao tratamento; apresentar carga viral inferior a 50 cópias no último exame; e ter iniciado a terapia dupla até 30 de novembro.
A distribuição dessa nova combinação de medicamentos é parte de uma estratégia prioritária do Ministério da Saúde para eliminar o HIV e a AIDS como problemas de saúde pública no país. Somente em 2023, o ministério investiu mais de R$ 1,8 bilhão em medicamentos destinados ao combate do vírus. Entre 2017 e 2021, a AIDS foi identificada como a causa primária de óbito de mais de 59 mil pessoas no Brasil.
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu5 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

