Ceará
Mil presos vão fazer Enem no Ceará
Mais de mil presos realizarão a prova do Exame Nacional do Ensino Médio para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL), que será realizado nesta terça (12) e quarta-feira (13). Ao todo, 62 unidades prisionais do Ceará têm inscritos no exame, que dá acesso ao ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni).
Como preparação para a prova foram realizados aulões com conteúdos específicos voltados para o Exame. Segundo a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), as unidades penitenciárias de todo o estado possuem 46 salas de aula e 1.749 alunos matriculados, da alfabetização ao ensino médio.
Para Rodrigo Moraes, assessor educacional da Sejus, a adesão dos 1.003 internos inscritos é uma forma de avaliar como o trabalho de educação vem sendo realizado dentro das prisões.
“A participação dos alunos e o desejo de fazer a prova é o resultado do empenho dos professores e da parceria com a Secretaria da Educação. E também é o olhar deles para fora dos muros, pensando em novas oportunidades”, destacou.
O Enem PPL será realizado por 31,7 mil detentos em todo país, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O exame é voltado para jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade e tem a mesma finalidade daquele feito pelo público geral: avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao fim do ensino médio.
Mais de 197 mil pessoas presas e jovens sob medida socioeducativa participaram do exame entre 2011 e 2016, conforme o Inep.
Fonte: G1/CE
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

