Brasil
Medida exige disponbilização de água em grandes eventos no Brasil
Em resposta às denúncias de um incidente fatal no show da cantora americana Taylor Swift no Rio de Janeiro, o ministro da Justiça, Flávio Dino, ordenou que a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) implementasse diretrizes para garantir a saúde dos frequentadores de shows e grandes eventos durante períodos de calor intenso.
A nova regulamentação, publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (22), exige que os organizadores de eventos forneçam bebedouros e água potável em locais de fácil acesso para todos os participantes. Além disso, deve-se garantir o resgate rápido dos participantes em caso de necessidade médica ou situação de perigo.
A medida, válida por 120 dias, também prevê a supervisão dos preços da água mineral vendida nos eventos por órgãos estaduais e municipais de defesa do consumidor, a fim de evitar preços abusivos.
O prazo estabelecido para as medidas pode ser revisado de acordo com as condições climáticas.
Embora a portaria da Senacon tenha sido anunciada no sábado (18), um dia após a morte da estudante Ana Clara Benevides Machado, a publicação oficial só ocorreu hoje. No dia do anúncio, o ministro Flávio Dino postou fotos de pontos de hidratação instalados no estádio do Engenhão, onde ocorria o show de Taylor Swift, em suas redes sociais.
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

