Noticias
Supercomputador brasileiro está entre os mais rápidos do mundo
Imagine um computador capaz de realizar bilhões de cálculos matemáticos por segundo. Esse computador existe no Brasil e é conhecido como supercomputador Santos Dumont, uma homenagem ao renomado aviador brasileiro.
Em 2022, o Santos Dumont ocupou a 178ª posição na lista dos computadores mais rápidos do mundo, compilada pela TOP 500, uma organização sem fins lucrativos que acompanha o progresso tecnológico neste campo há mais de duas décadas.
No Brasil, o Santos Dumont tem desempenhado um papel crucial na pesquisa científica, de acordo com Wagner Vieira Léo, coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), vinculado ao Ministério da Ciência.
Durante o pico da pandemia de covid-19 em 2020, o Santos Dumont auxiliou pesquisadores no sequenciamento do coronavírus. No mesmo ano, o supercomputador também apoiou cientistas no desenvolvimento de um diagnóstico de risco para infarto do miocárdio.
O Santos Dumont opera com alta velocidade de processamento, ampla capacidade de memória, rede de comunicação e sistema de armazenamento paralelo.
O supercomputador é composto por um conjunto de computadores mais simples. Na prática, grandes volumes de dados são divididos em partes menores e processados por cada um desses dispositivos.
Cada um desses computadores realiza três etapas: processa um pequeno lote de informações, comunica-se com os outros dispositivos e armazena os dados.
-
Iguatu2 semanas atrásRelator do TRE-CE vota pela cassação de Roberto Filho e afirma envolvimento da chapa com facção criminosa
-
Ceará1 semana atrásElmano de Freitas anuncia novo parque industrial calçadista no Ceará com investimento de R$ 40 milhões e previsão de 800 novos empregos
-
Iguatu1 semana atrásConfira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SINE/IDT Iguatu nessa quarta-feira, 29
-
Esportes1 semana atrásPerícia determina que CBF pague R$ 75 milhões ao Icasa por erro ocorrido em 2013
-
Curiosidades1 semana atrásAstrofotógrafo registra a “Galáxia do Coração” em imagem de alta qualidade
-
Noticias1 semana atrásCorredores relatam agressões cometidas por mulher moradora de rua na Avenida Beira-Mar, em Fortaleza
-
Noticias7 dias atrásColisão entre caminhões causa incêndio e explosões na BR-222, no Ceará
-
Noticias1 semana atrás16 trabalhadores são salvos de exploração análoga à escravidão em obra na Grande Fortaleza

