Conecte-se conosco

Policial

Julho: homicídios aumentam pelo menos 50% no CE

Publicado

on

Os expressivos números referentes aos assassinatos registrados em julho de 2017, no Ceará, mostram que a violência não cessa. Somente nesse último mês, foram mortas, pelo menos, 383 pessoas no Estado. Em julho de 2016, foram 255 vítimas de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) – homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

Ao se comparar os períodos, é percebido um aumento de 50%. A diferença deve aumentar quando forem divulgados os dados consolidados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). No site da Pasta, ainda faltam as ocorrências dos cinco últimos dias do mês e os casos em que as vítimas foram socorridas aos hospitais do Estado, mas não resistiram.

Em entrevistas recentes, o titular da SSPDS, André Costa, vem afirmando que o aumento das mortes violentas se deve a uma guerra travada entre as facções criminosas. Em meio ao desentendimento dos grupos que disputam território para traficar drogas, morrem pessoas que não têm relação com o crime.

O pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Leonardo Sá, atribui o crescimento de mortes à facilidade do acesso a armas de fogo. Segundo o professor, o mercado do armamento é intenso e muito lucrativo.

“As apreensões de armas nas ruas é importante, mas, em conversa com policiais, eu já ouvi deles que essa prática dá a sensação de enxugar gelo. As armas nas mãos das pessoas levam letalidade aos conflitos. Uma discussão que poderia se resumir a tapas termina em alguém morto”, exemplificou Leonardo Sá.

De acordo com a SSPDS, foram intensificadas ações para o combate ao crime nas ruas. A Pasta ressaltou que uma das estratégias adotadas para o aperfeiçoamento dos trabalhos policiais é a nova delimitação das Áreas Integradas de Segurança (AIS) e que a Polícia elucida 23% dos homicídios. Para o estudioso do LEV, o número está longe de ser um índice adequado.

“A sensação de impunidade é um dos fatores, mas não está isolada. O acúmulo do que não é investigado e não é elucidado gera mais mortes. Para quem leva a vida dentro da legalidade, há um medo de ser punido. Para quem vive no mundo do crime, a guerra é permanente e entrar em um presídio pode até ser sinônimo de ascensão”, afirma Sá.

Ocorrências 

Neste mês, um crime no bairro Ancuri mostrou que as facções criminosas se apoderaram de territórios e impuseram suas leis. No último dia 23, um motorista da Uber foi alvejado com um tiro fatal. Segundo a Polícia Civil, Guilherme Maia, de 22 anos, foi assassinado por trafegar em um veículo com película fumê e vidros fechados, o que assustou os criminosos locais. Três dias depois, a Polícia apreendeu dois adolescentes, de 13 e 16 anos, suspeitos de cometerem o crime contra Guilherme.

Outro homicídio recente também repercutiu entre a população da Capital. No último sábado (29), a orla da Praia de Iracema foi cenário da violência urbana. Francisco Wildson Silva, que não tinha antecedentes criminais, foi executado a tiros, em um trecho conhecido como ‘Praia dos Crush’. Conforme a Polícia Militar, o principal suspeito pelo crime é Jefferson Lucas de Sousa Rodrigues, 18, que foi detido minutos após a ação.

A família de Francisco Wildson alega que ele foi morto por engano e não conhecia o suspeito de cometer o crime. “Meu irmão não era envolvido com facção nenhuma. Ele ia do trabalho para casa e, nesse dia, passeava com a namorada no Aterro”, afirmou o irmão da vítima, Francisco Wildney Silva de Sousa.

A Polícia Civil suspeita que o criminoso tenha matado Wildson para cumprir regra interna de uma organização criminosa, na qual é preciso assassinar alguém para se tornar integrante.

Fonte: Diário do Nordeste

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias1 hora atrás

Isenção para o ENEM 2025 pode ser solicitada a partir desta segunda-feira, 14

Noticias1 hora atrás

Projeto permite que mulheres a partir de 18 anos possam adquirir, possuir e portar armas de fogo; entenda

Noticias1 hora atrás

Homem compra berço pela internet para o filho, mas recebe par de chinelos, no Ceará

Videos4 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025

Noticias4 dias atrás

Caixa libera saque calamidade para moradores de Acopiara e Mombaça

Iguatu4 dias atrás

AIJE Contra José Ilo por Compra de Votos em Iguatu Expõe Material de Campanha, Anotações Suspeitas e Leva à Perícia em Celulares

Iguatu4 dias atrás

Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu

Noticias4 dias atrás

Produção brasileira de grãos na safra 2024/25 deve atingir um recorde de 330,3 milhões de toneladas

Noticias4 dias atrás

Prazo de inscrição para concurso de delegado da Polícia Civil se encerra nesta sexta-feira (11)

Ceará5 dias atrás

Ceará tem a 2º maior proporção de alunos do ensino médio em tempo integral no Brasil

Mundo5 dias atrás

Nasce primeiro bebê de britânica após um transplante de útero recebido da própria irmã

Economia5 dias atrás

Certificado para exportação de ração animal está mais rápido no Brasil

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 09/04/2025 – Justiça Eleitoral realiza hoje audiências sobre compra de votos em Iguatu envolvendo Ilo Neto e Roberto Costa Filho

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/04/2025

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 08/04/2025 – Escândalo ambiental em Iguatu: ETE do SAAE arrecada milhões e joga esgoto cru no Jaguaribe

Iguatu6 dias atrás

TRE-CE escolhe nova presidência para o biênio 2025-2027

Noticias7 dias atrás

A obesidade infantil é um dos maiores desafios de saúde pública atualmente

Noticias1 semana atrás

Homem morre atropelado por carreta em Iguatu

Noticias1 semana atrás

Homem morre vítima de choque elétrico em Jucás

Noticias1 semana atrás

Idosa de 86 anos foi resgatada em área isolada de Acopiara/CE

Noticias1 semana atrás

Mais de 136 mil eleitores no Ceará correm o risco de ter o título de eleitor cancelado

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/04/2025 – Compra de votos torna inelegíveis Ednaldo Lavor, Bandeira Jr e Rafael Gadelha

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/04/2025

Iguatu1 semana atrás

Justiça Eleitoral de Iguatu declara inelegíveis Rafael Francelino, Antônio Bandeira Junior e Ednaldo de Lavor por abuso de poder em 2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 04/04/2025

Noticias1 semana atrás

Governo antecipa o pagamento do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do INSS

Mundo1 semana atrás

Donald Trump, apresentou o ‘gold card’, que oferece cidadania americana pelo valor de US$ 5 milhões

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 04/04/2025 – Debate entre Agenor Neto e Marcos Sobreira movimenta a ALECE

Noticias1 semana atrás

Governo amplia faixa de renda para o programa ‘Minha Casa, Minha Vida’

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 04/04/2025

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.