Noticias

Humanos pré-históricos já cozinhavam 780 mil anos atrás, diz estudo

Published

on

Novo estudo mostra que Homo erectus cozinhava muito antes do que se pensava. Evidências sugerem que nutrientes necessários para o crescimento do cérebro podem ter vindo do peixe cozido.

Quando exatamente aprendemos a cozinhar os alimentos é um dos momentos evolutivos mais importantes da nossa espécie. É o que nos transformou em humanos modernos. “Cerca de 1 a 2 milhões de anos atrás, os humanos pré-históricos desenvolveram corpos mais altos e cérebros maiores.

Acredita-se que dietas ricas em calorias, e o ato de cozinhar em particular, levaram a essa mudança”, disse David Braun, professor de antropologia no Columbian College of Arts and Sciences em Washington, D.C. Um novo estudo, publicado na revista científica Nature Ecology and Evolution, sugere que hominídeos já cozinhavam alimentos há cerca de 780 mil anos.

Até agora, a evidência mais antiga de comida cozida era de cerca de 170 mil anos atrás, com os primeiros Homo sapiens e Neandertais usando fogo para cozinhar legumes e carne. Primeiras fogueiras para cozinhar são anteriores ao ‘Homo sapiens’ O novo estudo mostra que o Homo erectus, um ancestral dos humanos modernos, cozinhava alimentos muito antes do que se pensava.

 

Fonte: Opovo

PODCAST MAIS ROCK – Novidades de Sheryl Crow, The Killers, Kasabian, Suede e Slipknot

EM ALTA

Sair da versão mobile