Policial
Homicídios caíram 71,4% no último fim de semana em Fortaleza

Na semana em que os acordos de paz do tráfico se espraiaram por Fortaleza, a Capital registrou forte queda no número de homicídios que aconteceram entre sexta-feira, 29 de janeiro, e domingo, 1º. Neste intervalo, a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) contabilizou quatro ocorrências. Houve queda de 71,4% nos assassinatos, numa comparação com o último fim de semana de janeiro de 2015. Naquele ano, foram 14 mortes.
Em outras circunstâncias, a queda seria amplamente divulgada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). E há motivos para tanto, uma vez que levantamentos da pasta mostram que metade dos assassinatos cometidos no Ceará, em 2015, foi nos fins de semana. A redução, portanto, foi registrada nos dias de maior incidência de crimes, aliado ao fato de estarmos no período de Pré-Carnaval. Existe, porém, a possibilidade de que a diminuição nas mortes esteja diretamente relacionada às alianças de facções rivais.
A situação intrigou policiais da DHPP, que não souberam informar o que aconteceu para que houvesse uma redução. Sem se identificar, eles disseram suspeitar de que os acordos entre traficantes tenham surtido efeito. “Só sei que não dá pra explicar essa queda repentina”, disse um dos agentes. Oficialmente, porém, a SSPDS continua afirmando que “desconhece esse ‘acordo’ que teria sido realizado entre facções criminosas”, conforme o titular da pasta, Delci Teixeira, afirmou em entrevista ao O POVO.
Zero homicídio
Dos homicídios praticados no último fim de semana de janeiro de 2015, três se deram na sexta-feira (30), oito aconteceram no sábado e três foram praticados no domingo.
No fim de semana passado (29/1 a 1º/2), houve duas mortes no sábado e duas no domingo. Por sua vez, na sexta-feira, nenhum homicídio foi registrado, conforme O POVO publicou na edição do domingo. No decorrer das 24 horas, houve dois assassinatos. Ambos, porém, se deram em bairros distintos da cidade de Caucaia, na Região Metropolitana da Capital.
Na ocasião, a titular da DHPP, Socorro Portela, definiu a situação como atípica, mas destacou que, também em janeiro, a divisão registrou outro dia sem assassinatos em Fortaleza. Ela não soube informar, porém, que dia do mês teria sido, nem o que provocou a falta de ocorrências.
Sobre a redução no fim de semana, Socorro se disse surpresa e que o fato deve ser comemorado. “Tinha fim de semana que a gente contava 20 homicídios. Foi uma queda representativa. Mas fato é que nesta semana inteira a gente teve poucas ocorrências”, pontuou.
14 assassinatos aconteceram no último fim de semana de janeiro de 2015 na Capital
4 homicídios foram registrados no último fim de semana em Fortaleza
Saiba mais
No ranking dos dias com maior incidência de homicídios em 2015, a sexta-feira ficou em terceiro lugar, com 567 mortes. Sábado e domingo foram os dias mais violentos, com 718 homicídios cada.
Enquanto a média diária de assassinatos em 2015 foi de 11 casos, nos fins de semana, número chegou a 13.
Não foi possível verificar quantos assassinatos foram registrados em Fortaleza nos fins de semana anteriores de janeiro, pelo site da Coordenadoria de Medicina Legal. Há alguns meses o órgão não informa, nas guias cadavéricas divulgadas, as causas das mortes.
Fonte: O Povo
-
Iguatu4 dias atrás
Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação
-
Noticias6 dias atrás
Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados
-
Noticias6 dias atrás
Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE
-
Mundo6 dias atrás
Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano
-
Noticias6 dias atrás
Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)
-
Mundo6 dias atrás
Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV
-
Americando2 dias atrás
AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés
-
Ceará6 dias atrás
60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico