Regional
Hemoce coletou 32% a mais de bolsas de sangue no carnaval de 2018
Nesse carnaval a população cearense também lembrou de ajudar o próximo e fez com que o volume de doações de sangue crescesse 32%. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública do Governo do Ceará, recebeu 561 doações de sangue entre os dias 10 e 13 de fevereiro, período carnavalesco. No ano de 2017, haviam sido 425 bolsas de sangue coletadas no período.
Só no evento religioso Renascer em Fortaleza e no interior foram 368 doações (65,59% do total) em 2018. Nos três dias do retiro espiritual, que aconteceu no Ginásio Paulo Sarasate, 297 pessoas doaram sangue e 15 voluntários se cadastraram para doação de medula óssea. A coleta externa foi realizada também no Renascer nos municípios de Juazeiro do Norte e Quixadá. Na região do Cariri, foram recebidas 53 bolsas de sangue nos dias 11 e 12 de fevereiro. Em Quixadá, as doações aconteceram na terça-feira de carnaval e 18 pessoas doaram sangue.
No Renascer, o número foi maior do que o ano anterior, quando foram coletadas 223 bolsas de sangue no mesmo período. “A cada dia as pessoas estão mais conscientes do gesto nobre de doar e a participação do Hemoce no Renascer fortalece a manutenção do estoque em períodos que necessitam de uma demanda maior, como o carnaval. Então a gente fica muito feliz e grato por essa parceria de sucesso”, disse Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce. A parceria do Hemoce com a Comunidade Católica Shalom acontece há 16 anos.
Com o Posto de Coleta do Hemoce no IJF funcionando todos os dias do feriadão, a população teve no centro de Fortaleza mais uma opção de local para doar. Desde o sábado (10) até a terça-feira de carnaval (12), o posto recebeu 35 doadores de sangue. “A gente agradece a população porque é com a ajuda da sociedade que nós conseguimos garantir o atendimento aos pacientes que necessitam de transfusão de sangue. Nós tivemos um estoque satisfatório para as demandas do feriado prolongado graças à solidariedade da população que doou antes e durante o carnaval”, disse Luciana Carlos, diretora geral do Hemoce.
Todos os dias o Hemoce fornece sangue e hemocomponentes para hospitais, clínicas e policlínicas do Ceará. O Hemoce é responsável pelo atendimento transfusional de mais de 450 unidades de saúde do Estado. As doações podem ser realizadas em Fortaleza e nos hemocentros nas cidades de Quixadá, Iguatu, Sobral, Crato e Juazeiro do Norte. Cada bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pessoas diferentes já que o sangue, após doado, é dividido em diferentes componentes como: hemácias, plaquetas, plasma e outros.
Para ser um doador de sangue
Para ser um doador de sangue é preciso: estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50kg, ter entre 16 a 69 anos de idade e apresentar um documento oficial e original com foto. Atenção: os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento para menores de 18 anos, disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans

